Setecidades Titulo
V.Bonita sofre com água contaminada
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
03/09/2006 | 21:15
Compartilhar notícia


Aproximadamente 20 famílias que moram na Vila Bonita, em Ribeirão Pires, estão sem água potável há pelo menos um mês. O bairro, onde há concentração de chácaras, não tem água encanada e o abastecimanto é feito por meio do bombeamento de dois poços abertos pelos pró prios moradores há cerca de 15 anos. Laudo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de Santo André, indicou que a re tirada dos dois poços é imprópria para consumo.

Moradores encomendaram a análise depois que algumas pessoas do bairro tiveram crises de vômito e diarréia. Foram colhidas amostras da água que revelaram a “presença de coliformes fecais”. Isso é, água contaminada por fezes. No documento, o instituto pede “providências imediatas de caráter corretivo e preventivo”, para que nova análise seja feita antes de a água ser liberada para consumo.

A alternativa de algumas fa mílias foi comprar água em galões ou de caminhões-pipa. Quem não tem dinheiro para comprar continua usando a contaminada.

“A gente ferve para beber e fazer comida, mas até para banho ela é imprópria. Minha filha pequena teve diarréia e eu passei a semana passada inteira com ânsia de vômito”, reclama a operadora de caixa Sirlene da Costa, 34 anos.

A moradora Ivone da Silva, 38, mora com quatro filhos e os pais, que também tiveram diarréia. “Não tem outra solução. Não podemos viver sem água.”

Os moradores afirmam que já se reuniram com o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, e enviaram abaixo-assinado à Prefeitura e Câmara, mas que nada foi feito. Eles pedem a extensão da rede de água e esgoto, que chega a 200 me tros do bairro. “Na época de pedir voto, eles conhecem muito bem o caminho. Agora, quando é para vir ajudar, ninguém vem”, reclama Sirlene.

Outro problema enfrentado na Vila Bonita é a falta de iluminação em al gumas ruas do bairro. As mães dizem que os filhos têm de andar três quilômetros no escuro para voltar da escola para casa à noite.

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que um equipe do Gerenciamento de Meio Ambiente do município fará vistoria nos poços na Vila Bonita nesta segunda-feira. Caso seja confirmada a contaminação, estudará a instalação de um sistema de filtros e fossas sépticas para solucionar o problema. A Prefeitura não se manifestou a respeito da falta de iluminação nas ruas do bairro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;