Cultura & Lazer Titulo
Festival de Cinema de Veneza tem apenas estréias mundiais
Por Das Agências
28/08/2006 | 19:25
Compartilhar notícia


Um concurso com estréias mundiais e sem nenhum filme latino-americano marca a 63ª edição do Festival de Veneza, que começará na quarta-feira com ‘A Dália Negra’, de Brian De Palma, e terminará em 9 de setembro com a entrega dos Leões de Ouro e Prata.

Segundo a agência Ansa, somente o mexicano Alfonso Cuarón vai concorrer ao festival com uma produção anglo-norte-americana, ‘Children of Men’.

Para o diretor Marco Müller, é um grande orgulho fazer com que os 21 filmes do concurso sejam todos estréias mundiais, a maioria obras de grandes diretores com datas de estréia fixadas antes da rodagem.

Como sempre, a indústria que mais concorre é a norte-americana, com quatro candidatos. Além de ‘A Dália Negra’, sobre o romance homônimo de James Ellroy, há ‘The Fountain’ de Darren Aronofosky, três histórias paralelas que transcorrem durante um milênio, ‘Hollywoodland’ de Allen Coulter, sobre o suicídio do primeiro ator que interpretou Superman no cinema, George Reeves, e ‘Bobby’ de Emilio Estevez, sobre o homicídio de Robert Kennedy.

A Itália tem três concorrentes: ‘Nuovomondo’, de Emanuele Crialese, filmado na Argentina, ‘La stella che non c'è’, de Gianni Amelio, e ‘Quei loro incontro’, dos franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, que vivem na Itália há quase 40 anos.

Um grande diretor de cinema francês, Alain Resnais, volta a concorrer no festival com ‘Petits peur partagés’, onde se apropria novamente de uma peça do britânico Alan Ayckbourn, que já havia inspirado ‘Smoking/No Smoking’, enquanto Benoît Jacquot apresenta ‘L'intouchable’ e a atriz Isabele Huppert atua em ‘Nue propriété’, de Joaquim Lafosse.

A Inglaterra apresenta o filme de Cuarón e o esperado ‘The Queen’, em que o diretor Stephen Frears zomba da atitude da família real ante a morte da princesa Diana.

O holandês Paul Verhoeven volta ao cinema de seu país natal depois de duas décadas em Hollywood com ‘Zwartboek’, sobre como um contemporâneo de Anne Frank consegue sobreviver ao Holocausto na Holanda, enquanto a Áustria entra na competição com Barbara Albert (‘Fallen’). Além disso, o roteirista russo Ivan Vyrypaiev traz sua obra-prima como diretor, ‘Euforia’.

O Oriente participa do festival com dois filmes do Japão, dois de Taiwan e um de Hong Kong.

Nesta edição, os latino-americanos foram convidados apenas para competir em mostras paralelas. O mexicano Paul Leduc e o brasileiro Karim Aïnouz participam da seção Horizontes, com jurados e prêmios próprios, com ‘El Cobrador’ e ‘Suely’, respectivamente.

Além disso, o argentino Sergio Mazza participa da Semana Crítica com ‘El amarillo’, e seu compatriota Diego Lerner e o peruano Gianfranco Quattrini estão com ‘Mientras tanto’ e ‘Chicha tu madre’ na Jornada dos Autores.

Também haverá uma homenagem ao cineasta brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, com a apresentação de sua retrospectiva completa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;