Setecidades Titulo São Bernardo
FEI sedia hoje regional de Olimpíada de Robótica

Equipe vencedora representará o Estado na etapa nacional

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
09/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 150 estudantes, divididos em 60 equipes de mais de 40 escolas públicas e privadas do Estado disputam hoje, na FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo, a regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O torneio será das 8h às 18h, no ginásio de esportes do campus, e é aberto gratuitamente ao público. Os vencedores dessa fase irão representar os paulistas na etapa nacional da competição, que será realizada em Fortaleza, entre os dias 15 a 21 de outubro.

Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, Flávio Tonidandel, responsável pela realização da regional na FEI, o objetivo da competição é criar massa crítica capaz de transformar o País. "O Brasil está assumindo novo papel na economia global e precisa deixar de ser mero consumidor de robótica produzida no mundo. Temos de desenvolver a tecnologia aqui."

Na opinião de Tonidandel, a nação ainda é carente de mão de obra nessa área. "Incentivar os jovens é garantir a inovação no futuro. Isso será requisito para continuar crescendo."

Na competição, os alunos serão divididos nas categorias: Ensino Médio e Técnico, e Ensino Fundamental. As equipes irão disputar na modalidade Prática, com robôs desenvolvidos para salvar pessoas. No desafio, os robôs simulam operação de resgate de vítimas em local de desastre. Cada robô terá de entrar num ambiente e, de forma autônoma, desviar de escombros, transpor áreas obstruídas e ajudar a resgatar as vítimas.

Na hora de construir o equipamento para a competição, vale utilizar diversos tipos de materiais. "Algumas equipes usam kits prontos, e outras, principalmente os cursos técnicos, investem na construção dos circuitos. O importante é garantir que o robô tenha autonomia para se movimentar e tomar decisões sozinho", destaca o coordenador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;