Internacional Titulo
Panamenhos votam no referendo sobre ampliação do canal
Por Da AFP
22/10/2006 | 09:41
Compartilhar notícia


Os panamenhos começaram a votar neste domingo a partir das 7h (9h no horário de Brasília) no referendo para apoiar ou rejeitar o plano do governo de ampliar o canal de Panamá com um terceiro mecanismo de eclusas, projeto avaliado em US$ 5,25 bilhões.

No total, 2.132.842 panamenhos estão aptos a votar para aprovar ou rejeitar este macroprojeto do governo de Martín Torrijos, seis anos depois de o Panamá recuperar a soberania do caminho interoceânico, que durante mais de 90 anos esteve nas mãos dos Estados Unidos.

Nas últimas semanas, as pesquisas anunciavam uma vitória estrondosa do sim, mas a crise sanitária, produzida pela utilização de um xarope fabricado com uma substância química utilizada nos refrigeradores de radiadores, que causou 29 mortos e dezenas de envenenados, introduziu uma nova variável de efeitos imprevisíveis numa população que pode submeter o governo a um voto de castigo.

A ACP (Autoridade do Canal do Panamá), organismo independente encarregado de administrar esta passagem de 80 km que une o Atlântico e o Pacífico e é considerada como um Estado dentro do Estado, com quase nove mil empregados, pretende preparar o canal para uma nova era. Com as obras, o canal teria capacidade para receber navios do tipo pós-panamax, que podem carregar até 12 mil containeres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;