Setecidades Titulo Memória
O representante do Jabaquara entre os historiadores do futebol
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/06/2021 | 00:03
Compartilhar notícia


Hoje é o aniversário de Danilo Panizza Filho: “Represento o Jabaquara AC (Santos), com camisa oficial, junto à nossa turma do Memofut (é uma simpatia também da infância)”.

O desembargador Danilo Panizza Filho tem uma história que envolve o Vêneto dos seus ancestrais, Jundiaí dos seus pais, Santos da sua infância, com o coração pendendo para o time de Pelé depois de uma passagem pelo Parque São Jorge. Como destaque, o Jabaquara, claro, com um olhar para a Portuguesa Santista, que o deixa triste quando perde para o São Bernardo.

Pelé, Gilmar, Baltazar, Luizinho...

Depoimento: Danilo Panizza Filho

Gosto muito de futebol, em especial do relativo aos tempos da juventude, passando a ter interesse pelo apoio de meu pai, que me levava aos estádios da Vila Belmiro e ao Parque São Jorge (já na década de 1950).

Sobre pesquisas, gosto e já cheguei a ser assistente de dois “cobras”, Max Gehringer e Zé Fornazza.

Descobri interesse pela pesquisa na convivência com o pessoal do Memofut.

TIMES

Sou originário torcedor de Pelé. No entanto, devido às idas e vindas ao Parque São Jorge, passei a gostar do Corinthians de Gilmar, Baltazar, Luizinho...

Com a política da diretoria que impregnou o clube, perdi o entusiasmo e me interessei em apoiar o Santos FC, fruto dos momentos da infância, acompanhando a fase de Pelé.

VIAGEM NO TEMPO

Se pudesse voltar no tempo, gostaria de participar dos jogos de botão na área de entrada da minha casa.

GRANDE ABC

Lembro do Saad e do São Caetano e dos jogos que levaram o Azulão à conquista de títulos. Fico triste quando o São Bernardo ganha da Portuguesa Santista.

MEMOFUT

Fui levado ao Memofut pelo Max e pelo Zé Fornazza. O grupo revela organização que envolve pessoas que gostam e são dedicadas: Alexandre (o coordenador), Sr. Domingos (o presidente de honra), Serginho e tantos outros.

ÍDOLOS

No futebol, Pelé; na vida acadêmica, meu eterno professor, Dr. Antonio Gomes de Amorim, desembargador falecido no mês passado; na vida pessoal, minha mãe; no Memofut, professor Hélio Maffia.

EMOÇÕES

No esporte, assistir Pelé na Vila Belmiro; na carreira, a aprovação e posse na magistratura. Exerço cargo de desembargador junto à 1ª Câmara de Direito Público há 20 anos.

DE PRIMEIRA

Nascimento: 6 de junho de 1949 na Santa Casa de Santos.

Filiação: Danilo Panizza e Avelina Tenquella Panizza, os dois descendentes de vênetos. 

Formação: Química industrial e direito pela Faculdade Padre Anchieta, em Jundiaí, terra dos pais: colou grau em 1976.

Planos: Com a aposentadoria, em breve, pretende pesquisar e escrever, inclusive sobre futebol.

Diário há meio século

Domingo, 6 de junho de 1971 – ano 13, edição 1555

Santo André – Com apenas nove dias de funcionamento, cerca de 200 mil pessoas já frequentaram o Pão de Açúcar Jumbo, superando as expectativas dos seus próprios diretores.

São Caetano – As cestobolistas terceiras colocadas no VI Mundial Feminino desfilam pelas ruas da cidade – enfim, o reconhecimento.

Em 6 de junho de...

1976 – O prefeito Geraldo Faria Rodrigues assinou decreto dando às ruas da cidade, ainda sem denominação, os nomes de pessoas que viveram e faleceram em São Bernardo: Amadeu Paulino Valério, Aurélia Salazar Jorge, Cândido José Casa, Emílio Giarelli, José Patricio, Júlia Bisognini, Marco Angelo Bisognini, Sadaichi Takeshita e Saturnino Germano.

1991 – Moradores da Avenida Chico Mendes, antiga Estrada do Café Bravo, no Jardim União, em Diadema, bloqueiam a via com toras de árvores para impedir que o local continue a ser utilizado como bota-fora de entulho e lixo.

Hoje

Dia Nacional do Teste do Pezinho

Santos do Dia

Geraldo Tintori

Marcelino Champagnat

Norberto

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de Osvaldo Cruz. Elevado a município em 1945, quando se separa de Guararapes, no Estado de São Paulo.

Pelo Brasil, aniversariam em 6 de junho: Açailândia, no Maranhão; Agronômica, Aurora e Caibi, em Santa Catarina; Angelim, no Pernambuco; Chaves, no Pará; Formiga e Lagoa Dourada, em Minas Gerais; e Sertanópolis, no Paraná.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;