Palavra do Leitor Titulo
Agosto, sem azar e com esperança

Agosto é, por muitos, considerado azarento, e já justificou sua má fama através de muitos acontecimentos. Foi num agosto que...

Por Dgabc
02/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Agosto, sem azar e com esperança

Agosto é, por muitos, considerado azarento, e já justificou sua má fama através de muitos acontecimentos. Foi num agosto que o primeiro homem foi executado na cadeira elétrica, estouraram a primeira e a segunda guerras mundiais, Hitler assumiu o governo da Alemanha, foram lançadas as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, começou a construção do Muro de Berlim e Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos. No Brasil, além do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, ainda ocorreram neste mês o registro da maior taxa de desemprego em São Paulo, a renúncia de Jânio Quadros, a morte de Juscelino Kubitschek e muitos acidentes aéreos, marítimos e terrestres, com centenas de mortos. Daí a afirmação de ser agosto o ‘mês do desgosto'.

Este agosto começa tenso. A atenção nacional está voltada para o Supremo Tribunal Federal que, hoje, começa as sessões de julgamento da Ação Penal nº 470, conhecida como ‘Processo do Mensalão', onde o ex-ministro José Dirceu e outros 37 réus importantes serão julgados pela prática de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O mês também começa com a mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira acusada de tentar chantagear um juiz federal para obter a libertação do marido, preso e alvo de processos judiciais e de CPI no Congresso. Outra pendência é a ameaça de desemprego na indústria automobilística, que o governo procura evitar lembrando que a redução da alíquota de impostos concedida recentemente deve ter a manutenção dos empregos como contrapartida. De quebra, ainda se registra o protesto dos caminhoneiros e o elevado nível da criminalidade.

Os azares de agosto alimentam a crendice popular e já serviram até de tema para obras literárias. Mas também existem aqueles que têm o mês como período de sorte. O melhor, no entanto, é tê-lo apenas como tempo a construir e trabalhar, com toda força e sinceridade, para alcançar o progresso e o bem-estar. Esperamos sinceramente que neste agosto, no caso do Mensalão, depois de sete anos de apuração, os ministros do STF tenham instrumentos para promover justa conclusão e virar importante página da história do País, tornando a sociedade mais imune à corrupção e ao descalabro. O agosto de 2012 ainda está por construir. Vamos, todos, construí-lo com muito trabalho, dedicação e amor à Pátria, na certeza de que os acontecimentos ruins do passado foram apenas coincidências.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo.

Palavra do Leitor

Segurança

Não vi nada de significativo para melhoria da Segurança de São Caetano nos últimos anos. Toda semana ouço relatos de pessoas sobre algum acontecimento na cidade. Em São Caetano temos um dos seguros de automóveis mais caros do País e, para quem não sabe, isso não é baseado na renda da população e sim sobre estatísticas de roubos e furtos, além de outros fatores. Nunca ouvi falar sobre o atual prefeito da cidade receber as autoridades para discutir melhorias na Segurança. Só o argumento de que isso é função do governo estadual, mas afeta diretamente nós, munícipes, pagadores de impostos como o IPTU, que também é um dos mais caros do País.

Diego Schulz, São Caetano

Ineficiência

Referente ao comentário da leitora Maria das Graças Hernandes (Farra das águas, dia 31), o prédio do Fórum de São Bernardo é um grande complexo equivalente a uma empresa de porte médio administrado por um dos juízes, salvo engano. Quando o mais adequado seria haver um administrador com formação específica para cuidar desses assuntos, deixando o juiz livre para focar sua atenção nos processos judiciais. Assim a Justiça ganharia mais eficiência.

Charles França, São Bernardo

Campestre

Por inúmeras vezes comuniquei o departamento de trânsito e a Prefeitura de Santo André a respeito do movimento que temos na Alameda Campestre. De nada adiantou, pois continua. Veículos entrando na Rua João Ribeiro na contramão, automóveis estacionados em cima das faixas de segurança, em frente às garagens, e nada é feito. Em outras áreas, como bairro Jardim, vejo motos sempre em verificação de trânsito. Por que não podemos também usufruir dessa ronda? Também quero informar que no estacionamento de um restaurante na via, próximo ao viaduto da Dom Pedro, à noite e pela madrugada, carros param para fazer programas com travestis e outros.

Cláudio Luiz da Silva, Santo André

Empate

E se der empate técnico? Se no julgamento do Mensalão der empate técnico quem vai desempatar? O ilibado Toffoli? É ruim, hein!

Beatriz Campos, Capital

Devolução?

Petistas confessaram que houve o Mensalão, disfarçado como ‘recursos não contabilizados', ‘caixa dois' etc. Os recursos não foram contabilizados, mas saíram dos cofres da viúva e foram para os ‘artigos da base'. Se os mensaleiros forem condenados, essas condenações vão incluir a devolução desses ‘recursos não contabilizados' à viúva? Duvi-de-o-dó. Como sempre, o povão fica no prejuízo e o PT faz cortesia com o dinheiro dos contribuintes.

Mário A. Dente, Capital

Caixa dois

Com tanta gente do PT envolvida e a Receita Federal cobrando desse ético grupo a mixaria de R$ 62 milhões, grupo que diz não ter nada a ver com isso, foi só caixa dois - e que tamanho de caixa dois, mais parece caixa-forte de banco de primeira linha -, podemos dizer sem nenhuma dúvida: o diabo veste PT. Que se expliquem, mas não se compliquem. O poder pelo poder não tem escrúpulos nem valor, só ambição e ganância.

Antônio José G.Marques, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;