Política Titulo Em São Caetano
Após campanha por Metrô na região, Diário é homenageado

Jornal recebe hoje medalha Di Thiene; cerimônia ocorrerá na Câmara

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 O Diário será homenageado hoje com medalha Di Thiene, honraria concedida pela Prefeitura de São Caetano a entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. O título será entregue às 10h, em ato na Câmara.

Secretário executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), órgão do Palácio da Cerâmica responsável pela escolha dos homenageados, Elísio Peixoto destacou que a recente bandeira encampada pelo Diário em defesa do Metrô no Grande ABC fortaleceu a escolha do jornal. “A Grande Medalha Di Thiene é a maior honraria que a Prefeitura de São Caetano concede a personalidades e entidades com o intuito de reconhecer os méritos de figuras que prestam ou tenham prestado algum tipo de serviço de relevância e coletividade e que contribuiu com o desenvolvimento da cidade”, explicou o dirigente. “A campanha em defesa do Metrô na região foi umas das principais razões que embasaram as decisões do conselho, que também levou em consideração os 61 anos de história do Diário prestando serviços de utilidade pública”, destacou Elísio.

Para o diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini, a homenagem “coroa 61 anos de história dedicados a São Caetano e à região”. “Lutar pelos interesses da região faz parte do DNA do jornal desde que circulamos o a primeira edição, em 11 de maio de 1958, ainda sob o nome News Seller. A campanha para que o Grande ABC fosse incluído no projeto de expansão do Metrô é a mais recente de nossa trajetória, mas certamente não será a última. Seguiremos à disposição dos leitores de São Caetano e das outras seis cidades para lhes servir de tribuna aos seus justos anseios”, destacou.

Em março o Diário idealizou e fomentou a campanha “O Grande ABC quer Metrô”, que visava pressionar o governo do Estado a tirar definitivamente do papel antiga promessa de ligar a região à Capital por meio do modal. Durante o debate, o jornal produziu mais de uma centena de reportagens ouvindo a população do Grande ABC, desde professores, advogados, trabalhadores da saúde, autônomos e diversos profissionais, que defenderam a existência do Metrô nas sete cidades. A campanha também foi aderida por diversas entidades e associações da sociedade civil organizada. No início de julho, o governador João Doria (PSDB) anunciou pacote de mobilidade para região que inclui a instalação de BRT (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês) e a construção da Linha 20-Rosa do Metrô.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;