Setecidades Titulo Mobilidade Urbana
Licitação do transporte de S.Bernardo fica para 2019

Certame, que neste mês recebe sugestão de moradores, deve ser publicado em fevereiro

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
07/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo, por meio da ETC (Empresa de Transportes Coletivos), prevê publicar em fevereiro de 2019 o edital de concessão do transporte coletivo do município.

A documentação para o certame, que tem o objetivo de definir a empresa ou consórcio que irá operar as 66 linhas municipais responsáveis por transportar diariamente cerca de 230 mil passageiros, hoje sob os cuidados da SBCTrans, passa por ajustes finais, conforme o presidente da ETC, Ademir Silvestre. “A nossa projeção é finalizar o estudo de viabilidade econômica, único item pendente do processo, no próximo mês para que o edital seja publicado até o mês de fevereiro”, comenta.

Parte da obrigação legal que deve ser cumprida pela administração municipal, audiência pública sobre o tema foi realizada nesta semana. Na ocasião, foi apresentado estudo elaborado pelo Consórcio TTC. O documento apontou diagnóstico da atual concessão do transporte coletivo na cidade, vigente desde 1997, e realizou breve explicação sobre o programa de transporte urbano do município. “Foi oportunidade em que apresentamos o esboço do nosso projeto. É importante lembrar que a futura concessão focará nos corredores exclusivos que estão sendo entregues pela atual gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB)”, afirma Silvestre.

A partir da inauguração das faixas exclusivas, a ideia do município é criar linhas alimentadoras que farão o trajeto entre os bairros e o Centro. Segundo a Prefeitura, até o dia 12, moradores da cidade poderão encaminhar sugestões, como, por exemplo, criação de linhas que possam ser incorporadas na futura concessão. Os interessados devem formalizar suas opiniões pelo e-mail audiencia.concessão@saobernardo.sp.gov.br. “Este processo do projeto de concessão é apenas mais uma etapa dentro do programa de transporte urbano, que envolve série de medidas que estão sendo implementadas no município, entre elas, a instituição do Plano de Mobilidade”, afirma Daniel Ortiz, representante do Consórcio TTC.

 

SISTEMA

Atualmente, as 66 linhas de ônibus municipais de São Bernardo contam com 389 veículos na frota operacional. A idade média dos coletivos é de 6,5 anos. Com a concessão, a ideia é reduzir este número e ainda possibilitar a aquisição de carros híbridos e elétricos, cuja tecnologia permitirá a redução da emissão de poluentes e CO (dióxido de carbono).

 

CAPITAL

Após contestações do TCM (Tribunal de Contas do Município), a gestão Bruno Covas (PSDB) relançou, ontem, a licitação para conceder o sistema de transporte público de São Paulo pelos próximos 20 anos. Comparado ao edital anterior, que estabelecia corte de 146 linhas, serão acrescidas 21 e retiradas sete – saldo de 14. Já o valor da concessão será de R$ 71,14 bilhões – R$ 3 bi menor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;