Memória Titulo
Santo André celebra os 104 anos da imigração japonesa

União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André celebra hoje, às 19h, na Câmara, os 104 anos da imigração japonesa ao Brasil. Dois integrantes idosos da comunidade serão homenageados: Sr. Shuji Miyassaka e Sra. Kasuko Hebihara. A festa é antiga e calorosa. A união tem a frente Isaac Yasuo Miyaoka (presidente) e Hanji Maki (vice).

Contabilistas reunidos
Grupo de formandos da Escola Técnica de Comércio de São Caetano, a Escola do Professor Vicente, em 1952. Alexandre Halas, em sua Semana, identifica os antigos companheiros de escola.

Primeira fila: (?), professor Vicente Bastos, Carlos Martins, Ildeffonso Latorre, um dos diretores, Lazara Aparecida Cardieri, Ernesto Nove e um professor; segunda fila: Hermano Pini Filho, Décio Gonçalves da Silva, Antonio Capuzzo Neto, Carlos Richiardi, Antonio Russo, Odair Patrício Pompeu, Silvio Antonio Paladino e Deusdeth Gomes Cachoeira; terceira fila: Walter Tasca, José Lincoln Filho, Eduardo Martins Miguel, Mauricio Saboya de Oliveira, Narciso Ferrari, Alexandre Halas, Moacir Antonio Briese, Ângelo Castanhato e João Antonio Haibi.

CAPÍTULO 3
Stefan Halas, meu irmão, iniciou trabalho na Companhia Brasileira de Cartuchos, a CBC, que ficava em Santo André, no fim da Avenida Industrial, quase divisa com São Caetano, e que hoje mantém unidade em Ribeirão Pires. Era 1944. Stefan permaneceu na CBC até aposentar-se, deixando a empresa em 1990. Foi sócio do sindicato de classe.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 20 de junho de 1982 - Nº 4933
Manchete - PMDB escolhe hoje seu candidato a vereador; Franco Montoro e Orestes Quércia disputam a preferência
Copa do Mundo - Com Cerezo, uma Seleção imbatível, segundo o técnico Telê Santana.

EM 20 DE JUNHO DE...
1657 - General Francisco Barreto de Meneses, mestre de campo, assume o cargo de governador e capitão-geral do Estado do Brasil.
1952 - Criado o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). 

HOJE

Dia Mundial do Refugiado.

SANTOS DO DIA
Adalberto de Magdeburgo, Florentina, Lucano, Miquelina de Pesaro, Rafael Palácios e Severo e Silvério.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora do Bom Sucesso. Princípio do século 18. Origem paulista, madeira policromada. Procedente de Santa Isabel (SP).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

SOS Carlos Gomes - Plataforma política do Dr. Aidan à Prefeitura de Santo André, o Cine-Teatro Carlos Gomes começa a ser mexido, reformado, modificado, sem qualquer discussão pública acerca da sua restauração, que é o objetivo maior. Informa-se que a estrela símbolo do teto foi retirada, destruída, escafedeu-se. Abaixo-assinado eletrônico foi organizado. Acompanhem: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CG2012 

FALECIMENTOS

RUY SILVA(São Vicente, SP, 10-9-1907 - Santo André 11-6-2012)
A caminho dos 105 anos, Ruy Silva será lembrado de várias formas: o ferroviário precocemente aposentado pelo regime militar, o homem que gostava de se vestir bem, dançar e participar dos atos sociais mesmo depois dos 100 anos, o criador do presépio mecanizado da Vila Lucinda, em Santo André, patrimônio do bairro e da cidade.

Operava e fazia a manutenção do presépio com todo zelo. Não se cansava de explicar detalhes do funcionamento aos que o visitavam. Um presépio construído em 1951, focalizado pelo Diário, desde os tempos do News Seller.

Como era o seu perfil, partiu sereno, aos 104 anos. Ruy Silva era viúvo de Sebastiana de Lourdes, com quem teve seis filhos: Oly, Walter, Valdredo, Lurdinha, Rosina e Marco Antonio. Está sepultado no Cemitério do Curuçá. Deixa cinco filhos, dez netos, 15 bisnetos e as duas primeiras tataranetas, Mariane, 8 anos, e Julia, com 8 meses.

SÉTIMO DIA - Cláudio Aparecido de Souza, o Peba, 49. Natural de Santa Mariana (PR). Vivia no Grande ABC desde os 4 anos de idade. Pedreiro. Construiu inúmeras casas no bairro Cafezal, em São Bernardo. Um dos suportes na construção da sede do Conselho Comunitário do Cafezal. Era casado com Josefa Aparecida Tomas Souza e está sepultado no Cemitério dos Casa. A missa de 7º dia será hoje, às 19h, na capela Nossa Senhora de Guadalupe, no Golden Parque, em São Bernardo. 

SÃO BERNARDO
Alfio Urzi, 84. Natural de São Paulo (SP). Dia 17. Jardim da Colina.
Expedito Nascimento da Silva, 84. Natural de Aurora (CE). Dia 17. Jardim da Colina.
Marieta Venelli, 78. Natural de São Geraldo (MG). Dia 16. Jardim da Colina.

DIADEMA
Ademario Alves dos Santos, 41. Natural de Satiro Dias (BA). Dia 15, em São Bernardo. Cemitério Municipal.

MAUÁ
Genir Aparecida Ferrete dos Santos, 68. Natural de Lutécia (SP). Dia 15, em São Bernardo. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;