Política Titulo Fora das Câmaras
Ex-vereadores veteranos buscam manter atuação

Araújo, Montorinho, Zé Ferreira e Bottura ficaram fora da atual legislatura e procuram espaço

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
24/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Parlamentares que tiveram numerosos mandatos na região e que ficaram fora da atual legislatura ainda buscam espaço na vida pública dentro do cenário político do Grande ABC. O Diário conversou com alguns deles, e os desafios para a retomada da atuação neste prisma dividem-se entre decisões judiciais, problemas de saúde e deliberações partidárias.

Em Santo André, por exemplo, o ex-vereador José de Araújo (PSD) ocupou cadeira no Legislativo por seis mandatos e não teve seu nome incluído na lista de eleitos na cidade. Ao longo de sua vida pública, ele também esteve no posto de vice-prefeito de Newton Brandão (PSDB, morto em 2010), entre os anos de 1993 e 1996, além de ter sido candidato ao Paço no pleito subsequente. Atualmente, o político está lotado na superintendência da SATrans, empresa pública atrelada ao governo do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Na eleição do ano passado, Araújo obteve 3.696 votos, suficientes para ocupar novamente um assento na Câmara, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. O político aguarda decisão de recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Tenho confiança no trabalho jurídico e esperamos que dê resultado. Os advogados são competentes, e neste período fora da política tenho, principalmente, conversado com as pessoas”, pontuou o pessedista.

A mesma situação ocorre com o ex-vereador andreense José Montoro Filho, o Montorinho (PT), impedido de assumir a cadeira, mesmo depois de angariar 3.956 votos, assim como aconteceu com Sargento Juliano (PSB), que registrou 5.332. Vereador por sete mandatos, o petista afirmou que sua rotina não teve alterações. “Sigo fazendo política e minha vida não mudou em nada nesse período”, citou o ex-parlamentar, que atualmente não ocupa cargos no diretório municipal petista.

Em Diadema, Cida Ferreira (PMDB), que também exerceu sete vezes mandato de vereadora, afirmou, por sua vez, que se recupera de problemas de saúde. A peemedebista foi candidata a vice-prefeita na chapa de Vaguinho do Conselho (PRB), no ano passado - ficou em segundo lugar -, e, por isso, não tentou o oitavo mandato na Casa.

CANDIDATURAS
Em São Bernardo, José Ferreira foi o petista que ficou por mais tempo no Legislativo, com oito mandatos consecutivos entre 1982 e 2016. Disputou, mas não foi eleito no ano passado ao receber 2.319 votos. Ele faz parte da executiva local do PT. “Sigo na militância dos movimentos populares e sindicais e também trabalho na reestruturação do PT. Faço parte do diretório e tenho ajudado a direção do partido, com tarefas na organização e mobilização”, argumentou.

Zé Ferreira ponderou que espera ainda conversa com a sigla para decidir se será candidato no ano que vem. “Sobre 2018 é debate que o PT precisa fazer. A possibilidade de candidatura nunca partiu de mim. Sempre do partido. Mas a cidade tem a Ana do Carmo, o Luiz Fernando Teixeira e o (Teonílio) Barba, (deputados estaduais) que devem ser candidatos”, considerou.

Por fim, o ex-vereador de São Caetano por quatro mandatos e ex-superintendente do antigo DAE (Departamento de Água e Esgoto) Paulo Bottura (PTB) tem expectativa sobre posicionamento da legenda sobre o páreo de 2018. “Vou me preparar neste período e aguardar a movimentação partidária. A tendência é que se discuta uma possível candidatura”, sustentou o petebista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;