Cultura & Lazer Titulo
S.Bernardo e Sto.André têm concertos gratuitos
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
26/10/2002 | 16:35
Compartilhar notícia


Orquestras Sinfônica de Santo André e Filarmônica de São Bernardo fazem neste domingo, nas respectivas cidades de origem, seus últimos concertos do mês. O grupo andreense de Flavio Florence executa na íntegra a famosa Nona Sinfonia de Beethoven, mais a Abertura Leonora nº 3, Op. 72, no Teatro Municipal da cidade. A orquestra de São Bernardo, sob a batuta de Paulo Rydlewski, prestigia quatro vencedores do Concurso Nacional de Música Eleazar de Carvalho, com um programa variado, no Teatro Lauro Gomes, às 19h. Ambas atrações têm entrada franca.

A Nona Sinfonia é uma das obras mais conhecidas do compositor alemão. Também pertence ao grupo das últimas escritas por ele, e justamente em um período que sofria com a surdez. A Nona foi recebida com grande êxito em 1824. A partir do ano seguinte, a saúde do músico só piorou. Dois anos depois, ele morreu, vítima de uma pneumonia dupla.

Para executar essa obra-prima, a Sinfônica de Santo André busca um concerto à altura. Para tal, convocou duas talentosas cantoras, a mezzo-soprana Celine Imbert e a soprano Andrea Ferreira, além dos coreanos Myung Chang Kwon (tenor) e Daniel Lee (barítono). Oitenta compatriotas deles dividirão o palco com orquestra e solistas: são os integrantes do Coral Sinfônico Coreano, regido por Jee Bum Park. A Flavio Florence caberá reger a orquestra.

Antes de tocar a Nona, a Sinfônica de Santo André exibirá outra obra de Beethoven, a Abertura Leonora nº 3, Op. 72.

Eleazar – A Filarmônica de São Bernardo aproveita o concerto de sua programação para apresentar na região o trabalho de quatro talentos da música erudita vencedores do Concurso Nacional de Música Eleazar de Carvalho: Adriana Clis (eleita na categoria voz), Jairo Wilkens (clarinete), Lucas Ebert (violoncelo) e Ricardo Bologna (regência).

A récita é uma extensão do trabalho realizado no último dia 19, quando a Filarmônica, a convite da viúva de Eleazar de Carvalho, Sonia Muniz, realizou o concerto de premiação do concurso na Sala São Paulo.

O vínculo existe porque Paulo Rydlewski, titular da Filarmônica, foi aluno do maestro. É ele quem regerá a maior parte do programa, com obras de Mozart, Elgar, Saint-Saëns, Massenet e Alexandre Levy. Bologna comandará o grupo na Sinfonia nº 1, de Beethoven. Antes do concerto será exibido um vídeo sobre o maestro Eleazar de Carvalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;