Internacional Titulo
Guia Supremo do Irã rejeita suspender enriquecimento de urânio
Por Da AFP
15/06/2006 | 15:23
Compartilhar notícia


O Guia Supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, rejeitou implicitamente nesta quinta-feira o pedido feito ao Irã pelas grandes potências mundiais para que suspenda seu enriquecimento de urânio.

"A República Islâmica do Irã não se submeterá a estas pressões e a continuação do avanço científico é seu objetivo fundamental e essencial", afirmou o aiatolá em declarações divulgadas pela televisão estatal.

Esta é a primeira reação da mais alta autoridade de Estado iraniana à oferta feita no último dia 6 ao Irã pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia) mais a Alemanha.

A oferta em questão constitui um pacote de medidas de incentivo, principalmente no campo econômico, se Teerã suspender seu enriquecimento de urânio.

Americanos e europeus voltaram a pedir nesta quinta-feira que o Irã faça a "escolha positiva" de parar com o enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos também apresentaram a possibilidade de recorrer ao Conselho de Segurança, no último dia da reunião da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) em Viena.

A delegação francesa insistiu que as "autoridades iranianas devem responder positivamente à ambiciosa oferta", enquanto o embaixador americano Gregory Schulte criticou que o "Irã não aplicou nenhuma das medidas" pedidas pela AIEA.

O embaixador iraniano Ali Asghar Soltanieh no Conselho de AIEA, por sua vez, criticou a postura adotada pelas grandes potências quanto às atividades nucleares do Irã.

"A política do morde e assopra, misturando ofertas de cooperação e ameaças de sanções, tem sido contraproducente", afirmou.

"Na UE, a humilhação e o recurso verbal ameaçando enviar o caso ao Conselho de Segurança da ONU tem tido um impacto grave sobre a confiança entre as partes", censurou o embaixador em nota divulgada à imprensa.

Rússia - O presidente russo, Vladimir Putin, reiterou nesta quinta-feira, em Xangai, o direito do Irã de contar com um programa nuclear, mas de forma que "não cause preocupação a uma parte da comunidade internacional".

"Todos os países, com o Irã incluído, têm direito a acesso à alta tecnologia", declarou o presidente russo paralelamente à reunião de cúpula da OCS (Organização de Cooperação de Xangai).

Putin falou sobre o assunto antes de se encontrar com o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que participa como observador da reunião de cúpula da OCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;