Internacional Titulo
Termina com sucesso cirurgia de separação de irmãs siamesas
Por Da AFP
15/06/2006 | 16:49
Compartilhar notícia


As irmãs siamesas Renata e Regina Salinas, de 10 meses, foram separadas após uma cirurgia que levou 12 horas em um hospital de Los Angeles, onde as duas continuam internadas em estado grave, mas estável, na unidade de cuidados intensivos, informaram nesta quinta-feira um porta-voz do hospital e os pais da menina, Federico e Sonia Salinas.

"Foi muito comovente vê-las separadas esta manhã, cada uma em uma cama; foi um verdadeiro milagre", disse a mãe das gêmeas, de 23 anos.

"Estamos muito contentes, mas infelizmente, Regina terá seqüelas por toda a vida", explicou o pai, Federico, de 36 anos.

A cirurgia de separação terminou às 18h21 locais (22h21 de Brasília) de quarta-feira, após um procedimento de pouco mais de 12 horas. Depois, em dois centros cirúrgicos em separado, os médicos reconstituíram as regiões do abdome e do quadril das irmãs.

Renata e Regina nasceram em agosto de 2005 nos Estados Unidos, onde seus pais, de nacionalidade mexicana, estavam com vistos de turistas. As meninas estavam unidas pelo baço, fígado, intestinos, órgãos genitais, virilhas e ossos do púbis.

Oitenta médicos participaram da operação. Segundo explicou antes do procedimento, o cirurgião James Stein, que conduziu a operação, se a má-formação não fosse operada, "a anatomia das gêmeas teria começado a limitar sua qualidade de vida, tirando-lhes a individualidade, a capacidade de caminhar e de crescer normalmente".

O custo da cirurgia não foi divulgado, mas o Hospital Infantil informou que se encarregará das despesas. A previsão é de que o estado da Califórnia, que conta com um programa de assistência às crianças com más-formações, cubra parte do custo.

Renata e Regina são o sexto par de gêmeas siamesas que o Hospital Infantil de Los Angeles tenta separar desde 1966. Em 1981, na quarta tentativa de separar siameses, nenhum dos meninos sobreviveu à operação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;