Setecidades Titulo Tradição
Folia de Reis completa 62 anos com festa no Baeta

Festa religiosa de origem portuguesa espera reunir cerca de 2.000 pessoas neste ano

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
17/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Os moradores da Rua Campos do Jordão, no alto do Baeta Neves, em São Bernardo, estão com quase todos os preparativos prontos para receber a Folia de Reis hoje, a partir das 13h30. A tradição completa 62 anos e, há cinco deles, cerca de 200 voluntários preparam festa especial para homenagear os bastiões - conhecidos como palhaços - que carregam a bandeira do Divino e levam música e orações para dentro das residências.

As caçarolas estão a todo vapor, cozinhando a carne para os lanches que serão distribuídos à comunidade. Haverá ainda serviços gratuitos como manicure e corte de cabelo. Uma homenagem ao compositor Pena Branca, que formou dupla por anos com o irmão, Xavantinho, será realizada no fim do evento. Entre os grupos que participarão está a Folia de Reis Estrela Guia, criada em 1984 por iniciativa dos moradores da Vila Nova Divinéia. A programação segue com Raízes do Sertão, Folia de Reis Arceburguense, Pedro Paulo e Dito Costa, Zuza e Zózimo, Duo Classe A e Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo.

"Os grupos de Folia de Reis saem durante todo o mês de dezembro visitando as casas, cantando em agradecimento à acolhida à bandeira. A ideia de promover a festa surgiu quando vimos pessoas satirizando um grupo por desconhecimento da tradição", diz o comerciante João Carlos da Silva, 50 anos, um dos organizadores.

No bairro não faltam pessoas que ajudam a manter a festa em pé. O motorista Leandro Fernandes Gomes, 34, conseguiu no frigorífico onde trabalha a doação de 130 quilos de carne para os lanches. "É importante manter iniciativas como essa, preservando nossa cultura. É uma festa muito bonita", garante. Para o funcionário público Alberto Braz, 53, os jovens de hoje não conhecem movimentos como a Folia e a festa ajuda a divulgar sua importância histórica.

No ano passado, aproximadamente 1.200 pessoas acompanharam o evento. Em 2011, a expectativa dos organizadores é de que até 2.000 participem da festa.

FOLIA DE REIS

A Folia de Reis é festa religiosa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século 18, onde foi desenvolvida com características próprias e transformou-se em manifestação folclórica. O grupo do Alto do Baeta Neves, que surgiu em 1949 e é composto por 15 pessoas, usa a música e versos para contar a história da visita dos Reis Magos e o nascimento de Cristo. As manifestações festivas se estendem até o dia 6 de janeiro, data consagrada aos Reis Magos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;