Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Adoniran é tema de bate-papo
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
24/08/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Tido como grande cronista por traduzir nas músicas as transformações de São Paulo a partir dos anos 1950, Adoniran Barbosa (1910-1982) é assunto amanhã, às 20h, de bate-papo no Teatro Santos Dumont, em São Caetano.

Trata-se do encontro Música e Vida: Adoniran Barbosa, que homenageia o centenário do compositor registrado como João Rubinato. A proposta é, de forma descontraída e interativa, revelar detalhes sobre vida do sambista. Entre os convidados para o bate-papo, está o engenheiro Sergio Rubinato, sobrinho do intérprete. Além de relação familiar, manteve contato profissional com o compositor. "Ele acompanhou o tio nos últimos anos de shows. Fazia o papel de empresário", aponta o produtor cultural Fred Rossi.

O jornalista Celso de Campos Junior, autor de Adoniran: Uma Biografia, comenta sobre a produção. "Ele fez trabalho sério de pesquisa durante três anos. Fala sobre o processo para escrever a biografia", adianta Rossi.

O maestro Júlio Medaglia, que acaba de estrear na Vera Cruz Filarmônica, de São Bernardo, regeu músicas de Adoniran no fim dos anos 1960. "Mostra visão, como maestro de formação erudita que viaja um pouco para o popular, sobre as possibilidades da obra de Adoniran dentro de uma orquestra", explica.

Rossi, autor de Anotações com Arte - Adoniran Barbosa, também participa. "Tenho admiração grande por ele porque amo São Paulo. Você conhece grande parte da história por meio das músicas. Ele é o nosso Chaplin paulistano", analisa.

Outra homenagem ainda será feita na cidade. Reconhecido o mais autêntico intérprete do sambista, o grupo Demônios da Garoa exibesucessos como Trem das Onze no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, São Caetano). O show está previsto para domingo, às 15h.

Música e Vida: Adoniran Barbosa - Bate-papo. Amanhã, às 20h. No Teatro Santos Dumont - Avenida Goiás, 1.111, São Caetano. Tel.: 4221-8347. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;