Setecidades Titulo Hepatite
Saúde quer vacinar 166 mil jovens contra hepatite
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
06/01/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


A Secretaria Estadual de Saúde quer vacinar 166,3 mil adolescentes de 11 a 19 anos da região contra a hepatite B. A faixa etária tem os menores índices de cobertura da vacina contra a doença no Estado.

No Grande ABC, apenas 60% das crianças entre 11 a 14 anos e 63% dos adolescentes entre 15 a 19 anos foram imunizados desde o início da campanha em 1999. O ideal é atingir de 90% a 95% de cobertura.

A secretaria pretende aproveitar o período de férias escolares para intensificar a vacinação e proteger os jovens da doença. A vacina é gratuita e pode ser encontrada em qualquer unidade básica de Saúde até início de fevereiro. Para ficar completamente imunizado é preciso tomar três doses. A segunda acontece um mês depois da inicial, e a terceira, após seis meses.

A hepatite B é uma doença transmitida por vírus por meio do ato sexual e contato direto com sangue. A diretora do grupo de vigilância epidemiológica do Grande ABC, Tânia de Moura Guerschman, explica que o maior problema da doença é a evolução para o câncer hepático.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;