Setecidades Titulo Habitação
Tumulto marca último dia
de inscrições em Diadema

Cerca de 200 moradores não conseguiram se cadastrar para
o 'Minha Casa, Minha Vida'; serão construídas 396 unidades

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O último dia de inscrições para concorrer às 396 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, para famílias com renda mensal de até R$ 1.600 em Diadema, foi marcado por confusão. Cerca de 200 moradores que não conseguiram se cadastrar iniciaram tumulto, na tarde de ontem, depois que a Prefeitura anunciou o fim da distribuição de senhas.

Os que tiveram o sonho da casa própria interrompido reclamam da falta de informação por parte da Prefeitura. "Cheguei às 4h30 e só fui saber que não havia mais senhas perto das 13h", diz a auxiliar de enfermagem aposentada Elisa Souza. Ela ressalta que o município espalhou cartazes informando que o atendimento seria realizado até as 16h30 e não até acabarem as senhas.

Já os moradores que foram beneficiados com a inscrição contam ter passado mais de 12 horas no entorno do Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna. Este foi o caso das amigas operadoras de telemarketing Inês Furtioni e Adeiza Souza. Elas chegaram ao local às 14h30 da quinta-feira. Segundo Adeiza, por volta das 4h, funcionários da Prefeitura colocaram um cone para marcar os primeiros 1.500 da fila. "Eles disseram que só os que estavam até aquela marca tinham garantia de atendimento. Mesmo assim o pessoal não foi embora", diz.

Junto ao cenário de sujeira, composto por papelões, travesseiros e até cobertores, usados para minimizar o frio e abandonados nas calçadas do entorno do ginásio, além de restos de embalagens de alimentos, a equipe do Diário constatou a presença de cartaz pregado em todos os portões do ginásio com informação sobre a distribuição de 1.500 senhas diárias.

"Foi organizado", considera o mecânico de usinagem Kayc Spinola, que chegou no ginásio à 0h30 de ontem e foi beneficiado. "Eu era quase o número 1.500 da fila", comenta.

CADASTRO
Em nota, a Prefeitura de Diadema esclareceu que ontem foram realizados 2.217 atendimentos e descartou a possibilidade de prorrogar o prazo de inscrições. Desde a segunda-feira, 9.079 moradores foram cadastrados.

Os 1.000 pré-selecionados para a segunda etapa, serão conhecidos na segunda-feira. As listas serão afixadas no Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, no Painel da Câmara Municipal de Diadema e publicadas no site da Prefeitura.

Já a lista final das 515 famílias pré-selecionadas, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades e do município, será conhecida daqui 30 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;