Setecidades Titulo Saúde
Um ano depois, São Bernardo marca consulta para dona Dalva

Idosa de 66 anos, que sofre de ansiedade, finalmente passará amanhã com o psiquiatra

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após denúncia publicada pelo Diário no dia 19, finalmente Dalva Nogueira, 66 anos, será atendida por psiquiatra da UBS (Unidade Básica de Saúde) Baeta Neves, em São Bernardo, consulta que tentava marcar há um ano. A idosa sofre com problemas de ansiedade e necessita de acompanhamento por conta dos medicamentos controlados que utiliza. A demora chegou até mesmo a gerar críticas do vereador oposicionista Pery Cartola (SD) à secretária de Saúde, Odete Gialdi (PT), que estaria em viagem enquanto dona Dalva aguardava pelo retorno.

Na tarde de ontem, uma funcionária da unidade de Saúde ligou para a casa da paciente e informou que a consulta está marcada para amanhã, às 11h. Além do especialista em psiquiatria, ela será atendida também por generalista.

O marido de Dalva, que atendeu ao telefonema, contou que a pessoa do outro lado da linha quis saber se a senhora havia passado com o psiquiatra no dia 10. “Expliquei que não havia nada agendado para Dalva estar lá no dia 10, como é possível ver na carteirinha da UBS”, disse ele. “Pelo que entendi, não é que ela vai passar por um médico e depois pelo outro, mas deve ser consulta com os dois ao mesmo tempo. Aliás, dia 26 já estava marcado retorno dela ao generalista”, afirmou.

Dona Dalva, que está com problemas para dormir por conta do remédio trocado pelo psiquiatra na última consulta, em fevereiro do ano passado, comemorou o fato de, enfim, ser atendida. “Achei ótimo, estou muito contente e feliz, pois pode ser que o médico mude a medicação, já que não ando dormindo bem”, falou.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou que dona Dalva será mesmo atendida amanhã. Indagada sobre o porquê da demora de um ano para conseguir agendar o retorno, a administração voltou a afirmar, de forma vaga, que a paciente tem recebido “acompanhamento regular do médico de Saúde da Família, profissional capacitado a tratar dos casos leves de psiquiatria”. O Executivo acrescentou ainda que o atendimento diretamente com o psiquiatra só se dá quando o médico generalista entende que há necessidade de avaliação por esta especialidade. “É o que será feito na consulta do dia 25 (amanhã)”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;