Economia Titulo
Moody´s rebaixa dívida da Espanha para Aa2
Por
10/03/2011 | 06:36
Compartilhar notícia


A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da dívida do governo espanhol de Aa1 para Aa2, com perspectiva negativa, numa decisão que provocou quedas acentuadas no valor dos títulos de dívida da Europa e na cotação do euro na manhã desta quinta-feira. A notícia despertou nos mercados financeiros europeus a preocupação de que os países altamente endividados da zona do euro levem a região de volta para uma nova crise da dívida. No começo desta semana, a Standard & Poor's rebaixou a classificação da dívida do governo grego. Às 6h23 (de Brasília), o euro estava cotado a US$ 1,3842, com queda de 0,48%.

Os títulos do governo espanhol se desvalorizaram junto com os de outros governos europeus com situação fiscal debilitada, incluindo Portugal e Irlanda. O valor dos títulos alemães e britânicos, considerados "portos seguros", subiram na medida em que os investidores saíam dos títulos de alto rendimento, mas arriscados, emitidos pelos governos da periferia da zona do euro. Os custos do seguro da dívida europeia para países e empresas ficaram mais altos no começo dos negócios desta quinta-feira.

A Moody´s alertou que pode haver novos rebaixamentos na classificação da dívida da Espanha, uma vez que os custos da reestruturação dos bancos e a lentidão do crescimento da economia poderão limitar a capacidade do governo para melhorar a situação financeira do país. Segundo a agência, o rebaixamento refletiu os elevados custos da reestruturação do sistema bancário espanhol, que levarão a um aumento na taxa de endividamento do setor público, e acrescentou que as finanças do governo continuam com tendência de piora.

A agência citou ainda as seguidas preocupações com a capacidade de o governo espanhol gerar melhorias estruturais e sustentáveis nas finanças públicas, por causa do controle limitado sobre as contas dos governos regionais e da expectativa de baixo crescimento econômico. A Moody´s advertiu que novos rebaixamentos poderão acontecer se o endividamento público aumentar mais rapidamente do que o esperado e se o país não cumprir as metas fiscais de 2011.

A Moody´s garantiu, contudo, que a sustentabilidade da dívida do país não está ameaçada e elogiou os esforços do governo espanhol para resolver as questões fiscais. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;