Setecidades Titulo Educação
Meio ambiente é preocupação de criança
Por Mirela Tavares
Do Diário do Grande ABC
28/11/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


O aluno Gabriel Barbosa de Souza, 9 anos, da Emeief Homero Thon, em Santo André, chegou ansioso à escola para fazer pedido à professora Magda Bispo Martins de Oliveira, responsável pelo projeto Educação Ambiental. Ele queria saber se ela poderia emprestar para a mãe dele a tela que é usada na oficina de papel para reciclar material.

A minha mãe quer fazer os convites do casamento da minha madrinha com papel reciclado, do mesmo jeito que aprendeu a fazer aqui", justificou. Assim como a mãe de Gabriel, Kelly Pereira dos Santos, mãe dos alunos Camila, 9, e Cauê, 6, também aprendeu a fazer papel reciclado com Magda. "Foi muito bom", diz ela, referindo-se às reuniões de pais e professores que incluíram esse tipo de atividade.

Para Kelly, o projeto de educação ambiental tem contribuído para ajudar os filhos a mudar de comportamento em relação ao desperdício, não só de papel como de outros materiais. "Eles hoje aproveitam muito mais as coisas, como o papel, e realmente se preocupam com o meio ambiente", afirma Kelly.

Esse comprometimento dos familiares, além da participação intensa dos alunos de toda a escola e a colaboração dos professores e funcionários é, para Magda, o principal reconhecimento pela sua dedicação ao projeto. "Nós sempre quisemos implementar um projeto como esse na escola e neste ano nós conseguimos", diz ela. Para isso, contaram com apoio do projeto Escolas Sustentáveis, da Rhodia Química em parceria com a Prefeitura de Santo André e outros parceiros, como a editora Evoluir. "Nós recebemos orientação, além de livros e jogos usados em atividades com as crianças", conta Magda.

E nesse clima descontraído ficou mais fácil obter a atenção e a cooperação dos cerca de 250 alunos da escola, que têm se mostrado cada vez mais receptivos a tudo que está relacionado à reciclagem, cuidado com o meio ambiente e redução de desperdício. Natan Henrique Rodrigues Cintra, 9 anos, acha muito divertido reciclar. "Antes eu jogava muito papel fora e hoje eu aprendi a reusar de várias formas", diz ele, que conta que os pais o ajudam a juntar papel para ser levado para reciclagem na escola. Concentrada no trabalho da oficina de papel, Ingrid Carvalho Costa também se diverte com as tarefas. "Aprendi a importância de reciclar e não desperdiçar, e eu não desperdiço nem comida", garante.

O interesse dos alunos é tão grande pelo assunto que paralelamente ao trabalho da reciclagem de papel e de muita pesquisa e rodas de conversa, Magda também desenvolveu atividades para o aprendizado de técnicas de compostagem, criação de hortas suspensas e plantio na área verde da escola.

Algumas das ervas que as próprias crianças plantaram são até aproveitadas para uso na merenda da escola, como a salsinha. "O mais importante desse projeto foi a integração de todas as turmas", salienta a diretora da unidade escolar Eliane Cristina dos Santos, feliz com os resultados do projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;