Cultura & Lazer Titulo Dança
Balé de cegos estreia coreografia
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
16/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Trabalho que vale a pena conferir é o da são-caetanense Fernanda Bianchini, cuja Associação de Ballet para Cegos, única companhia profissional do gênero no mundo, faz trabalho digno de aplausos. O grupo estreia amanhã, no Theatro São Pedro, na Capital, o balé A Bela Adormecida. Os ingressos, além de na bilheteria do teatro, podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br.
Noventa e dois bailarinos tomam o palco para contar a história musicada pelo russo Tchaikovsky, com libreto assinado por Marius Petipa - que também é responsável pela coreografia - e Ivan Vsevoloisky. A direção da montagem é de Cesar Albuquerque de Oliveira.

A história, baseada em obra de Charles Perrault, é contada durante um prólogo e três atos, e revela o drama da princesa Aurora, cuja celebração do nascimento é marcada por tragédia. A fada Carabosse, que não havia sido incluída na lista de convidados da comemoração, chega ao castelo e anuncia que a recém-nascida cairá em sono eterno aos 16 anos, ao picar o dedo com uma agulha. Porém, uma das boas fadas que ainda não tinham dado seu presente à princesa define que a moça dormirá apenas até ser despertada com um beijo de amor de um príncipe encantado.

Hoje, 60 bailarinos com deficiência visual são atendidos pela associação, que funciona há 17 anos e já formou 300 dançarinos. O toque e o contato são sentidos primordiais para o aprendizado da dança para cegos. O projeto sobrevive das apresentações e de doações. O grupo já soma no currículo mais de 100 prêmios e duas apresentações fora do País, a última delas no encerramento da Paraolimpíada de Londres.

A Bela Adormecida - Balé. Amanhã, quinta e sexta, às 20h. No Theatro São Pedro - Rua Barra Funda, 171, São Paulo. Tel.: 3667-0499. Ingr.: R$ 40.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;