Cultura & Lazer Titulo Teatro
Olhar cúmplice

Núcleo Experimental de Teatro volta à tona com 'No Coração
do Mundo', que cumpre temporada gratuita a partir de amanhã

Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
15/10/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Depois de profunda imersão na cultura afegã para a composição de 'Casa/Cabul', o Núcleo Experimental de Teatro volta à tona cheio de resquícios desse universo pouco explorado em 'No Coração do Mundo', que cumpre temporada gratuita a partir de amanhã na Capital.

Revisão livremente inspirada no primeiro texto, que leva assinatura do norte-americano Tony Kushner, 'No Coração do Mundo' se apropria do primeiro contato com o Afeganistão para ganhar completude.

"Percebemos que havia coisas que não exploramos, que ficaram em segundo plano. Isso nos norteou a tirar um pouco o foco das questões políticas para explorar o que tem a ver com os costumes afegãos", aponta o diretor Zé Henrique de Paula.

A cabeça deu lugar a um pouco do coração no novo processo, que teve como apoio improvisações na busca por um contato mais humano com a obra. "A peça humaniza pessoas como nós, que são sujeitas às mesmas tristezas e alegrias. É um elo em direção ao entendimento daquilo que é diferente da gente."

A ocidental senhora Ceiling (Chris Couto), enquanto descobre pelo guia de viagens informações sobre o país, embarca junto ao público para conhecer histórias de vida que transcorrem em meio ao caos dos longos períodos de guerra, dos aspectos reliogosos que permeiam a cultura afegã, e também dos afetivos, que apresentam sintonia universal.

Primeiramente a montagem foi levada à cena em palco italiano. Agora, chega em versão arena, com cheiros de especiarias e alguns pães e chás típicos do Afeganistão. Todos compartilhados com a plateia.

"O Oriente e o Ocidente aparecem misturados dessa vez. Havia uma separação clara que agora está mais difusa e suave", comenta o diretor, que durante o processo descobriu um afegão que mora em São Paulo e lhe ensinou muito mais do que histórias sobre a sua pátria. "Uma questão que nos surpreendeu muito à medida em que fomos entrando em contato e aprendendo com o Sayid e alguns amigos dele, foi o bom humor. Tanto o afegão quanto o brasileiro têm um pensamento positivo que é da nação e do povo. E isso é surpreendente e emocionante, o como, a despeito de todas as adversidades, eles conseguem ser bem-humorados e ter alegria diante da vida."

No Coração do Mundo - Teatro. Estreia amanhã, às 21h. No Núcleo de Teatro Experimental - Rua Barra Funda, 637, São Paulo. Tel.: 3259-0898. Temporada: Ter., 4ª, e 5ª, às 21h. Grátis. Até 13 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;