Cíntia Bortotto Titulo
Super filho e executivo de sucesso

Como posso ter pais em idade avançada, saber que eles dependem única e exclusivamente de mim e, mesmo assim, dar conta de ser um executivo de sucesso?

Cíntia Bortotto
22/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Certa vez, estava conversando com uma repórter que, além de muito competente, conseguia conversar sobre muitos temas e criar empatia. Foi uma conversa que rendeu muita coisa boa, inclusive a pauta deste artigo. Como posso ter pais em idade avançada, saber que eles dependem única e exclusivamente de mim e, mesmo assim, dar conta de ser um executivo de sucesso? Acredito que o maior segredo é a organização. As atividades mais comuns nesse cenário serão as de levar os pais aos médicos e eventualmente acompanhá-los em tratamentos.

Seguem algumas dicas bacanas para quem vive uma situação como essa: 1. Organize-se e tenha uma agenda com aberturas para eventuais emergências; 2. Planeje sua semana no domingo, assim você já tem clareza se precisará de ajuda extra para dar conta de seu trabalho e de seu papel de filho; 3. Tenha pessoas de sua confiança para levar seus pais ao médico se necessário; 4. Tenha um médico de confiança, com uma relação sólida desenvolvida; 5. Tenha profissionais da saúde (fisioterapeutas, fonoaudiólogos...) na sua rede de contatos, caso precise destes profissionais; 6. Reserve espaço na sua agenda para sair com seus pais, ir a um restaurante, a uma exposição. Tenha espaço na agenda para uma relação de qualidade; 7. Ligue para seus pais todos os dias. Demonstrar interesse irá ajudar na relação e você estará mais próximo para antever possíveis problemas. Para eles, isso também é bem importante; 8. Faça-os sentir que valeu a pena tanto investimento em você, deixando claros os limites de sua vida e de seu trabalho; 9. Converse com eles sobre os seus melhores horários para falar ao telefone e da importância de seu trabalho para você. Isso evitará alguns transtornos, caso você não posa atendê-los no momento exato da chamada; 10. Demonstre afeto, mas deixe claro que os principais responsáveis pela vida e pala saúde deles são eles mesmos e que todos colherão os frutos que eles plantarem. Portanto, eles devem tomar cuidado; 11. Deixe claro para o seu chefe se seus pais entrarem em um período de mais acompanhamentos. Conte o que tem feito para delegar esta tarefa, cumprindo o papel de filho, mas sem deixar de lado suas obrigações para com o trabalho;

Quando não ocorre equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional, problemas podem ocorrer. Do ponto de vista da empresa, você pode não corresponder a todas as expectativas. Do ponto de vista dos pais, o filho pode não estar se dedicando suficientemente para aqueles que tanto se dedicaram por eles. Do ponto de vista do executivo, você tem a sensação de fazer muito, mas não agradar ninguém. E por tudo isso é importante essas esferas caminharem em equilíbrio. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;