Esportes Titulo
Santo André espera fazer diferença no preparo físico
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
29/11/2004 | 10:16
Compartilhar notícia


Determinação e vontade à exaustão. Após 33 dias de férias, os jogadores do Santo André fecharam a primeira semana de trabalhos físicos e devem, segundo os preparadores do clube, estrear com força máxima no Campeonato Paulista, dia 19 de janeiro, contra o Paulista de Jundiaí, no estádio Bruno Daniel.

Enquanto as principais equipes do Estado ainda disputam a temporada 2004, o Santo André já inicia os preparativos para o próximo ano. "Quando os outros times voltarem de férias, em janeiro, nós estaremos bem adiantados na parte física, o que só deve acontecer com os adversários depois da quinta rodada do Paulistão", afirma o preparador físico Alexandre Irineu, trazido pelo técnico Hélio dos Anjos para trabalhar ao lado de Vladimir Modolo.

A semana passada foi marcada por testes físicos, controle de pesagem e exercícios duros, com musculação, hidroginástica e séries num banco de areia (usado para saltos em distância). A resposta dos jogadores foi expressada pelo suor. "Nem uma peladinha nas férias ajuda. Estamos voltando de férias, fora de ritmo ainda. Mas nossa condição deve melhorar nos próximos dias", afirmou o zagueiro Da Guia, que não sentiu ainda o peso da idade: 33 anos. "Tá puxado, mas tem de ser assim", disse.

Segundo Alexandre, "os jogadores estão com o condicionamento físico lá em baixo". "Neste começo de trabalho, a intensidade dos exercícios é menor, já que eles estão voltando de férias. Em compensação, a carga é mais demorada, para que possam melhorar a resistência", explica. Ao chegar, o preparador ficou impressionado com a condição dos atletas do Santo André. "Não foi à toa que esse time chegou ao título da Copa do Brasil. Depois de 33 dias parados, eles tiveram um aumento de peso pequeno, cerca de 2 kg, fácil para recuperar."

O resultado de tanta disposição será comprovado após a realização dos exames numa clínica médica, que devem ser marcados ainda esta semana pela diretoria do clube do Grande ABC. "Só com os resultados destes exames teremos parâmetros científicos suficientes para avaliar o máximo do condicionamento físico de cada jogador", afirma Alexandre. Para ele, no entanto, a parte física sozinha não garante o sucesso dentro de campo. "Não adianta voltarmos em janeiro à frente fisicamente das outras equipes se a parte tática e técnica não for superior", disse.

Retorno - Campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2003, Rodrigo Sá voltou a treinar após se recuperar de contusão. O volante ficou um ano longe dos gramados para operar os ligamentos do joelho esquerdo, lesionado numa partida contra o Comercial de Ribeirão Preto, pela Copa FPF (Federação Paulista de Futebol). Depois de seis meses de fisioterapia, ele voltou a integrar o grupo do Santo André, composto hoje por 14 atletas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;