Cultura & Lazer Titulo
Com o time de Ben Harper
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/06/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Ben Harper é um sujeito bastante agregador. De parcerias com Jack Johnson e Vanessa da Mata (Boa Sorte, lançada em 2007, foi das canções mais executadas até o ano seguinte) às excursões com o Pearl Jam, o guitarrista californiano alicerçou sua porção bom camarada nos últimos anos. Depois de tantos duetos, em que divide as atenções com outros vocalistas, é muito interessante aproveitar sua porção frontman, principalmente se reforçada com o melhor do blues, folk e rhythm and blues, as principais bases de sua música.

E é essa faceta que o guitarrista apresenta sem firulas no box com CD e DVD Ben Harper and Relentless7 - Live From the Montreal International Jazz Festival (EMI Records, R$ 45 em média).

Áudio e vídeo foram gravados na última edição do tradicional evento canadense, em julho. Relentless7 é a banda que Harper criou em 2008 para acompanhá-lo em shows.

Os integrantes, Jason Mozersky (guitarra), Jesse Ingalls (baixo) e Jordan Richardson (bateria), são conhecidos de longa data de Harper. Mozersky, que tinha uma banda com os demais no Texas, havia colaborado no álbum Both Sides of the Gun (2006), de Harper.

Como pede o festival, Harper e o power trio tiveram muito esmero nos arranjos. Dos poucos da geração recente a se arriscar na slide guitar (em que o músico deita o instrumento no colo e retira o som deslizando um tubo sobre o encordoamento - originalmente, o gargalo de uma garrafa, daí o objeto até hoje chamar-se bottle neck), Harper dedica bom tempo do show a tocar sentado.

Esse momento é muito bonito de se acompanhar, mas que definitivamente não é o suficiente para levantar o público presente - não espere do DVD um show de rock. Tampouco hits que tiveram boas execuções radiofônicas (Diamonds on the Inside, por exemplo, ficou de fora).

O show é mesmo para apresentar a parceria com a Relentless7. Das 15 canções do DVD (o CD vem com duas a menos, Skin Thin e Fly One Time), sete são assinadas com Mozersky (Number with no Name e Fly One Time, Up to You Now e Faithfully Remain), Ingalls (Lay There and Hate Me) ou com a banda toda (Faster Slower Disappear Come Around e Boots Like These). Todas presentes no álbum White Lies For Dark Times, lançado no ano passado, pouco antes da apresentação no Canadá.

Interessantes também as novas roupagens que fez para Red House, de Jimi Hendrix, e Under Pressure, parceria de David Bowie com o Queen. Essa última cover, inclusive, já é velha conhecida dos fãs de Harper. Ele já a fez em apresentações com o Tenacious D (duo do qual o ator Jack Black faz parte) e com Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;