Setecidades Titulo
Estado de São Paulo convoca para doação de leite materno
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
31/10/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


Para aumentar a reserva de leite materno nos hospitais, a Secretaria Estadual de Saúde está convocando mães para serem doadoras voluntárias. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de leite, que chega a cair até 50% com a chegada do fim de ano. No Grande ABC, as mulheres interessadas em colaborar com os bancos de leite podem fazer suas doações nos hospitais Municipal Universitário de São Bernardo, Mário Covas e Hospital da Mulher, ambos em Santo André.

A chefe da Clínica Neonatal e médica responsável pelo Banco de Leite do Hospital Mário Covas, Sandra Frota Ávilla Gianelo, diz que, por enquanto, o estoque do hospital está em um bom nível, com uma reserva entre 60 e 70 litros por mês.

"Essa quantidade nos deixa tranquilos para atender a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Mas é importante que o volume de doação aumente para não chegarmos a ter apenas entre 30 e 40 litros. O que é pouco para nossa demanda", explicou a médica. "O ideal é que a mãe tenha tido o parto em menos de seis meses, pois a partir desse tempo o leite começa a ficar mais salgado", disse Sandra.

DOADORA
Entre as condições ideais para ser uma doadora é necessário estar amamentando exclusivamente o filho e apresentar condições saudáveis. As interessadas devem procurar um banco de leite próximo de sua casa. Após um pré-cadastro, a mulher passará por uma avaliação médica na própria residência. O leite materno doado é pasteurizado, submetido ao controle de qualidade e só depois distribuído.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;