Internacional Titulo
IRA quer negociar desarmamento e instaurar a paz
Por Do Diário do Grande ABC
17/11/1999 | 12:49
Compartilhar notícia


O Exército Republicano Irlandês (IRA) deu um passo decisivo para a instauraçao da paz em Ulster ao aceitar, esta quarta-feira, a nomeaçao de um representante para negociar as modalidades de seu desarmamento, enquanto integrar o governo local formado por católicos e protestantes.

``O IRA está comprometido sem equívocos na busca da liberdade, da justiça e da paz. Achamos que a colocaçao em açao total do acordo de paz da Sexta-feira Santa contribuirá para o estabelecimento de uma paz duradoura', afirma o IRA, em um comunicado publicado nesta quarta-feira.

Este comunicado é uma das peças essenciais do dispositivo negociado durante dez semanas pelos partidos políticos norte-irlandeses para sair de um ano e meio de estancamento na colocaçao em andamento do acordo de paz.

O primeiro-ministro protestante David Trimble havia firmado um compromisso terça-feira, deixando de exigir que o IRA entregasse suas armas antes de formar o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;