Política Titulo Instabilidade
Para Avamileno, petismo só se recupera na eleição de 2022

Ex-prefeito andreense alegou que ciclo de ódio à sigla e suas lideranças ainda não findou

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
10/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Prefeito de Santo André em duas gestões (de 2002 a 2008) e nome cotado no PT para o próximo pleito ao Executivo municipal, João Avamileno avaliou que o partido só irá se recuperar da crise institucional que atravessa nas eleições de 2022. A análise do ex-prefeito se baseia no cenário de que, segundo ele, o “ciclo de ódio” à legenda ainda não se encerrou.

O petista também sugeriu que a sigla precisa se unificar para conseguir bons resultados na eleição de 2020, indicando que o partido necessita fazer “lavação de roupa suja” antes de escolher o candidato que vai concorrer na disputa do ano que vem pelo Paço andreense.

“As últimas eleições (municipais) não foram muito boas para o PT, elegemos poucos prefeitos e poucos vereadores. Acredito que o PT só se recuperará em 2022. Nós vamos resgatar o partido”, afirmou Avamileno. No Grande ABC, o PT ficou sem representatividade majoritária pela primeira vez na história.

Mesmo alegando que a sigla não tem que realizar disputa interna para definir o postulante em 2020, ele próprio não descartou a possibilidade de se lançar pré-candidato no páreo.

“Só saio candidato do partido se todas as lideranças me apoiarem. Quero ser o candidato do consenso dentro do partido”, afirmou o ex-prefeito. De acordo com o petista, a sigla apenas terá chance de sair vitoriosa na eleição para prefeito caso consiga fechar um nome até setembro deste ano.

Ainda em tom crítico, Avamileno também considerou que a atividade partidária do petismo na cidade tem “ritmo fraco nos últimos tempos”. Atualmente, o diretório municipal é presidido por José Paulo Nogueira.

Vice na ocasião, Avamileno chegou ao comando do Paço em 2002 com a morte do prefeito Celso Daniel. Ele foi reeleito – o último, aliás, a conseguir renovar o mandato no município – e chefiou a Prefeitura até 2008, quando viu o sucessor Vanderlei Siraque, no PT na oportunidade e hoje no PCdoB, perder o pleito para o então vereador Aidan Ravin (Podemos), à época no PTB. “Fizemos bons governos na cidade. Muitas pessoas lembra de mim, do Celso e do Carlos Grana (PT)”, ponderou.

Afastado das decisões do PT desde a eleição de 2018, o ex-prefeito declarou também que o atual chefe do Executivo Paulo Serra (PSDB) “tem seus méritos” – Avamileno e o tucano atuaram juntos no secretariado do governo de Grana (2013-2016). “Tenho acompanhado a gestão do prefeito e dos vereadores do PT muito de longe. Desde o fim da eleição passada eu decidi me afastar (um pouco) para descansar”, mencionou o ex-prefeito, que neste ano completa 75 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;