Memória Titulo
Eles estarão conosco ao longo de 2018
Por Ademir Medici
21/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “O início da década de 1950 encontrava São Caetano politicamente emancipada e com um número de universitários já bem significativo. Tais fatos geraram a criação de um centro acadêmico sui generis, que reunia os universitários moradores em São Caetano. Surgiu em 24 de julho de 1955, e denominava-se Centro Acadêmico de São Caetano. Desde seu início teve atuação destacada, merecendo apoio irrestrito da população em todas as suas realizações.”

Cf. Professor Oscar Garbelotto,

Raízes (revista), julho de 1990.

 

 

Há tempos Memória queria reunir, numa única foto, o número maior de acadêmicos históricos de São Caetano nos seus encontros habituais atuais.

Carmelo Conti, verdadeiramente um desbravador, enviava as fotos dos encontros, logo após as reuniões. Os colegas de 60 anos atrás, ou mais, ou menos, apareciam sempre felizes, celebrando, revivendo a juventude. Mas faltava uma foto como esta, que agora o próprio Carmelo Conti providenciou, identificando cada um, enviando um feliz Natal aos leitores.

A foto foi tirada no último encontro dos acadêmicos, realizado na quarta-feira 6 de dezembro.

Fez mais, Carmelo Conti, sistematizou, por ordem alfabética, os nomes do maior número possível de acadêmicos, com os números dos seus telefones e as datas em que nasceram.

Qual o objetivo? Falarmos de cada um deles, individualmente, ao longo de 2018, na data do aniversário deles todos.

Ou seja: os acadêmicos de São Caetano estarão conosco sempre que um deles fizer aniversário.

 

NOMES. MUITOS NOMES

É evidente que é difícil reunir todos de uma só vez num retrato familiar. Por exemplo: nesta foto faltaram nomes como o do professor Garbelotto e o de Daniel Fiorotti – imaginem: Fiorotti e Garbelotto, descendentes das primeiras famílias italianas que chegaram ao Núcleo Colonial de São Caetano.

Fiorotti citou outros nomes, Tutu, Franco e Norival. E da lista organizada por Carmelo Conti não estão na foto do pergaminho Ademar R. Abate, Artur Carvalho (e agora descobrimos o nome do Tutu que o Fiorotti citou), Claudio Prieto, Eloi Lopes Rodrigues, Fuad Sayar, Gilberto Laporta, José Luiz Abate, Marcos Resende, Newton Mori, Nobili Franco, Norival José Oliva, Odair Vituri (imaginamos que tenha sido ele o autor da foto) e Paulo Benedetti.

Tudo isso sem contar centenas de outros nomes dos eternos acadêmicos são-caetanenses, que por vários motivos não têm participado das reuniões – reuniões abertas democraticamente a todos.

Mas, já dissemos outras vezes, esta página Memória é um laboratório. Propõe-se a construir memória, com o apoio dos leitores. Temos todo o ano de 2018 para novas descobertas. E temos certeza de que lindas histórias brotarão.

 

MÃOS A OBRA

Conti, Fiorotti, Vituri, vamos em frente.

Vocês são os nossos representantes. Daqui a um ano teremos tantas histórias registradas que poderemos pensar, até mesmo, num documentário. E temos certeza que todos concordarão em nomear o professor doutor Oscar Garbelotto o responsável pela apresentação.

Aceitem, pois, os votos de um feliz Natal desta gente bonita. Afinal, preservar amizade por mais de meio século é para poucos. E também neste aspecto São Caetano tem muito a ensinar. Parabéns.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6630

Social – Favelas, estopins da violência urbana. Reportagem: J. Geraldo.

Política administrativa – Tese da reforma urbana sofre menos resistência. Artigo do advogado Ricardo Lewandowski, então secretário de Assuntos Jurídicos de São Bernardo, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal.

Santo André – Invasões crescem sem controle no Parque do Pedroso.

Música – Sá & Guarabyra no Aramaçan.

 

Em 21 de dezembro de...

1917 – O padre Marcos Albondanza é provisionado para celebrar missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Pilar, hoje Mauá.

Francisco Veronesi toma posse como presidente do Monte Alegre FC, de São Caetano. Da nova diretoria fazem parte Alberio Grigoleto, vice-presidente; Manuel da Silva, Amadeu Faria, João Grigoletto, José Martins, Feliciano Blabo, Luis Gallo e Dovilho Tijo.

1967 – Agência ASA Santo André de Publicidade inaugura suas novas instalações na Rua Campos Sales, 100, terceiro andar.

1972 – Santo André inaugura o posto de bombeiros nº 2, à Avenida Santos Dumont, esquina com a Rua Uruguaiana.

 

 

Hoje

Dia do Artista Profissional

Dia do Atleta

 

Santos do Dia

São Pedro Canísio (Holanda 1521 – Suíça 1597). Padre jesuíta.

Glicério

Temístocles

 

Municípios Brasileiros

Muitas cidades celebram aniversários neste dia 21 de dezembro. A maioria – 61 – é de municípios mineiros, entre os quais vários com nomes de santos:

Santa Cruz de Minas

Santa Helena de Minas

Santo Antonio do Retiro

São Domingos das Dores

São João da Lagoa

São João das Missões

São Joaquim de Bicas

São José da Barra

São Sebastião da Vargem Alegre

São Sebastião do Anta

Também aniversariam hoje:

No Ceará, Ararendá

No Paraná, Ariranha do Ivaí, Bela Vista da Caroba, Diamante D’Oeste, Espera nça Nova, Manfrinópolis e Rio Branco do Ivaí

Em Tocantins, Brasilândia do Tocantins

Em Pernambuco, Capoeiras

No Acre, Feijó

Na Bahia, Itapitanga

Na Paraíba, Juru e Manaíra

No Rio Grande do Norte, Rio do Fogo e Santa Maria

Fontes: IBGE

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;