Setecidades Titulo Gripe
Região está longe da meta de imunização

Apesar do ‘Dia D’, nenhuma cidade atingiu índice de 90% do público-alvo vacinado contra a gripe

Por Natália Fernandjes
Diário do Grande ABC
16/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Mesmo após o ‘Dia D’ de mobilização nacional contra a gripe, ação realizada no sábado em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para reforçar a importância da vacinação, nenhuma cidade da região atingiu a meta de imunizar 90% do público-alvo (trabalhadores da Saúde, professores, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e pessoas com comorbidades). A campanha, iniciada em 17 de abril, vai até 26 de maio.

São Bernardo é o município que tem, até o momento, maior cobertura de vacinação, com 62,43% do público-alvo imunizado. Foram aplicadas 97.209 doses da vacina contra a gripe até o momento, sendo 10.824 apenas no sábado. O grupo com maior índice de imunização é o de idosos, tendo em vista que 75,58% do total de pessoas já receberam a proteção contra a gripe. Em contrapartida, apenas 40,05% das crianças foram vacinadas.

Mauá aparece na sequência, com 45.742 doses da vacina aplicadas, o correspondente a 62% do total de pessoas consideradas prioritárias. Apenas no ‘Dia D’, 5.701 munícipes compareceram aos postos de Saúde. O cenário de cobertura vacinal se repete, já que o grupo dos idosos atingiu índice de 71,25%, enquanto o de crianças, apenas 43,92%.

Em Rio Grande da Serra, 52,1% do público-alvo da campanha já foi imunizado, o que contabiliza 4.338 doses aplicadas.

Santo André destacou que a campanha conseguiu imunizar, até o momento, 79,5 mil pessoas dentro do grupo prioritário – índice de 50,3% de cobertura vacinal. Dados parciais do ‘Dia D’ apontam a aplicação de 7.469 doses da vacina no sábado. Tendo em vista a baixa taxa de imunização entre as crianças (28,99%), a Prefeitura intensificará a divulgação da campanha por meio da rede de ensino e, também, da fixação de faixas informativas pela cidade.

Ribeirão Pires atingiu índice de 48,30% do público-alvo vacinado, o que corresponde a 15.587 vacinas aplicadas.

São Caetano e Diadema não informaram o balanço da campanha de vacinação contra a gripe.

CASOS

Neste ano, apenas Santo André registrou três casos de H1N1, todos curados. Um óbito foi identificado por Influenza A/H3 sazonal, sendo a vítima uma mulher de 80 anos, moradora da Vila Luzita, que tinha pneumopatia crônica, doença hepática crônica, diabete melito e doença cardiovascular crônica. A data da morte não foi informada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;