Cultura & Lazer Titulo
Povo das árvores
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
27/06/2010 | 07:28
Compartilhar notícia
Divulgação


Pura arte. Talvez essa expressão seja a mais adequada para definir A Vida Secreta das Árvores (WMF Martins Fontes, 32 págs., R$ 65). É um livro e, ao mesmo tempo, uma peça artesanal de irretocável valor e teor artístico. Uma obra-prima.

À primeira vista já percebe-se que não se trata de um livro comum. Um visual inebriante que atiça o olhar ocidental e provoca, de imediato, a vontade de tatear cada página.

Vamos às explicações. Os desenhos são feitos por três artistas vivos da tradição gonde. Os gondes são habitantes das florestas da Índia central e acreditam quer as árvores são o centro da vida.

A questão artístico-cultural não para no desenho. Estende-se para a produção, que é toda feita artesanalmente. "Todas as páginas são impressas manualmente, em silk-screen, sobre papel artesanal. A edição brasileira - assim como todas - é inteiramente feita na Índia", diz o editor Alexandre Martins Fontes.

Os 4.000 exemplares foram produzidos em cerca de três meses. E começaram a ser distribuídos nas livrarias na semana passada.

A obra tem pouco texto. Ao lado de cada árvore, há um breve conto sobre ela, em tom de tradição oral. Como é explicado no fim do livro, "a arte gonde não se preocupa com o realismo, perspectiva, luz ou tridimensionalidade; ela mais significa do que representa".

Os três artistas que emprestam seus talentos ao livro são Bhajju Shyam (um dos mais conhecidos de sua tribo e autor de três desenhos nesta edição), Durga Bai (jovem dedicado a ampliar as fronteiras da arte gonde; participa com cinco ilustrações) e Ram Sing Urveti (definido como sereno e brilhante, desenhou 11 árvores neste livro).

Fontes considera a publicação de A Vida Secreta das Árvores "um presente para o consumidor brasileiro". "É uma edição primorosa - bela, impecavelmente produzida, sofisticada e única - por um preço acessível", explica. O editor também diz não conhecer nada semelhante em qualquer outro país e, por isso, tem recebido inúmeros prêmios internacionais.

Enfim, ter um livro desse na biblioteca particular é ter também uma obra plástica. Além disso, não é tão fácil pensar em reimpressão, pois não basta ligar as máquinas da gráfica e injetar tinta e papel.

Para quem se apaixonar pelo ‘presente', uma boa notícia do editor: "Fechamos contrato com a Tara Books para lançarmos no Brasil mais dois títulos, impressos com essa mesma técnica. O Círculo do Destino, que será lançado em novembro, e Water Life, sem tradução definida, que ficará pronto no segundo semestre de 2011".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;