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Festas juninas elevam em 500% a produção de alimentos da Yoki
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
10/06/2005 | 08:07
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Quermesses como principal mercado. Mesmo que de forma bastante simplificada, assim pode ser descrita o atual momento da indústria de alimentos Yoki, de São Bernardo, uma das maiores fabricantes de produtos para festas juninas do país. Os meses de junho e julho são o grande momento da empresa, que multiplicou a produção por seis desde o mês passado.

“As vendas de itens para festas juninas representam 30% do faturamento anual da empresa. Isso porque somente 12 dos 180 produtos que fabricamos são juninos”, afirma o vice-presidente da empresa, Gabriel João Cherubini. Desde maio, a empresa já vendeu 10% a mais do que no mesmo período de 2004.

A unidade da Yoki em São Bernardo, segundo Cherubini, produz os alimentos de maior valor agregado e a produção da fábrica representa 35% da arrecadação da empresa. No local são produzidos farofa, pão de queijo, curau, bolinho de chuva, salgadinhos e sucos em pó.

Para atender a demanda das festas juninas, a Yoki precisou agregar temporários aos 3,35 mil funcionários de todas as unidades. Somente em São Bernardo, a empresa tem 700 empregados fixos. “Sempre contratamos pessoas nesta época do ano. Eles geralmente começam e maio e ficam até julho, já que muitos acabam adaptando a comemoração e organizando festas julinas”, completa Cherubini.

Para melhorar ainda mais os resultados, a empresa investiu alto – não revelou o valor – para implantação de 6 mil barracas e 20 toneladas de bandeirinhas em supermercados de todo país. Os principais estabelecimentos do Grande ABC já recebera a decoração. “Essas ações fidelizam os clientes. Os supermercados são importantes para a comunidade, assim como escolas e igrejas. Precisam envolver os consumidores no clima festivo e alegre da época. Além disso, valorizamos aspectos da cultura brasileira”, completa o vice-presidente.

Promoção – Este ano, a empresa lançou uma promoção chamada “São João Premiado Yoki” para incentivar a compra de produtos juninos nos supermercados. A cada três produtos típicos da época, os consumidores ganharão uma raspadinha que poderá estar premiada. Somente em prêmios, a Yoki investiu R$ 383,99 mil. Serão 63,47 mil carrinhos Hot Wheels com 50 modelos diferentes para colecionar, fabricados pela Matel, e 63,47 mil bonecas Fofoletes com seis tipos distintos, produzidas pela Estrela. “Com os prêmios pretendemos agradar as crianças e com os produtos, satisfazer os adultos”, comenta Cherubini.

Pesquisa – Os preços de produtos juninos podem variar até 512,82% em São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Procon. Os técnicos da entidade constataram que os produtos vendidos a granel, como batata doce e pinhão, foram os que apresentaram as maiores diferenças.

No Carrefour da região Norte da capital, um quilo de batata doce branca custava R$ 2,39, enquanto o preço do mesmo item no supermercado Andorinha, também na região Norte, era R$ 0,39 – diferença de 512,82%. A batata doce roxa teve variação de 407,68%. Já o pinhão ficou até 141,84% mais caro, sendo vendido a R$ 2,37 o quilo no Wal–Mart da zona Oeste de São Paulo e a R$ 0,89 no Andorinha, na zona Norte.




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