Cíntia Bortotto Titulo
Recursos humanos estratégicos
Cíntia Bortotto
26/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Um tema que venho salientando neste espaço já há algum tempo é o fato de que o aspecto humano no que diz respeito à administração corporativa vem ganhando cada vez mais espaço no estudo das estratégias empresariais. Para tanto, busca-se que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização como um todo, que a estratégia principal esteja presente em todas as áreas e não apenas na administração central ou em áreas operacionais, mas também em áreas de apoio, como é o caso da área de RH (Recursos Humanos).

Muitas companhias acabam colocando em prática uma abordagem insuficiente à área de RH, esquecendo que as organizações só existem em razão das pessoas. Vemos que os ambientes das companhias se tornam mais e mais rigorosos e exigem que as empresas se adaptem cada vez de maneira mais rápida e integrada às necessidades das pessoas. Saber se relacionar é fundamental neste contexto, para que se possa permitir que os talentos desempenhem ao máximo seu potencial, motivados e sentindo seus interesses atendidos. O papel do RH é imprescindível para que no ambiente corporativo haja equilíbrio entre colaboradores, dirigentes, proprietários, fornecedores e clientes.

A área de RH não apenas aparece assim, cada vez mais ‘lincada’ nas tomadas de decisões e nas estratégias das empresas, pois depende dela o engajamento das pessoas para que se alcance os objetivos organizacionais. Assim, o que as pessoas relacionadas à organização esperam para seu futuro? A empresa por si só não existe: ela é na realidade feita de um conjunto de pessoas que, unidas, perseguem um propósito. A necessidade dos funcionários não deve ser esquecida e este é um desafio básico do setor de recursos humanos no processo do planejamento estratégico, pois este ponto também tem peso no estabelecimento dos objetivos empresariais.

Nem sempre objetivos das pessoas envolvidas em uma organização empresarial convergem. Eles muitas vezes concorrem. Daí surgem complexas políticas e negociações. Neste contexto, uma vez estabelecidos os objetivos e as estratégias para alcançá-los, o papel da área de recursos humanos é fundamental para a implementação do que foi planejado. Para isso é importante o estabelecimento de políticas de promoção e avaliação, de acordo com as estratégias da organização.

Se você é gestor, líder, acionista ou colaborador, é importante que valorize o papel dos recursos humanos neste contexto e abra espaço para que ele possa ajudar a conciliar as forças de cada setor, para que os objetivos finais sejam alcançados.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;