Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Mutirão atende a consultas de vascular

Município tinha fila com 3.000 pessoas à espera de atendimento, boa parte desde 2013

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Karina Gomes/PMRP


Pacientes da rede pública de Ribeirão Pires, que aguardam pelo menos desde 2013 por atendimento com o especialista em cirurgia vascular, estão passando por mutirão de consultas desde o início de maio. Na lista de espera constavam 3.000 pessoas. Nos primeiros 1.000 contatos feitos para o chamamento, 280 foram localizadas e, desse total, 200 foram consultadas. “Muitas que aguardavam buscaram outro lugar para resolver o problema ou podem até ter falecido. Vamos continuar ligando para aqueles que aguardam há um, dois anos e, por último, os que estão na fila há meses”, explicou o cirurgião vascular Vanderley da Silva Paula, que voluntariamente participa da ação. Ele projeta que, em 45 dias, toda a demanda deve ser atendida.

O trabalho consiste em triagem dos pacientes, que são separados em grupos, de acordo com a avaliação. A partir da identificação de problema vascular, é feito o encaminhamento à rede municipal ou aos serviços de referência, para casos de alta complexidade que exigem tratamento e até mesmo cirurgia.

Segundo o médico, dos 200 pacientes atendidos, abaixo de 40% tem doença vascular, mas uma situação chamou a atenção. “A maior parte em que foram relatadas dores nos membros inferiores, por exemplo, está associada a quadros de sobrepeso e/ou obesidade”, contou. “Demos sugestão à Secretaria de Saúde de ação de tratamento da obesidade, que envolva exercícios e atendimento multiprofissional, para dar qualidade de vida à população.” Entre os diagnosticados com problemas vasculares, não há registro de casos de alta complexidade.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;