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Pontos do feedback

Dicas para fazer deste processo seu aliado no exercício da liderança

Cíntia Bortotto
04/06/2012 | 00:00
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Na semana passada, abordei aqui o assunto feedback, importante ferramenta de gestão, que pode ser fundamental para o sucesso de uma equipe. Hoje, seguirei com dicas para fazer deste processo seu aliado no exercício da liderança. É importante saber que feedback difere de crítica. Trata-se da percepção acerca do comportamento do outro; portanto, ele não deve ser encarado como julgamento. O feedback deve estar voltado às consequências geradas por um comportamento.

Durante este processo, é preciso ficar atento a alguns pontos fundamentais. Em primeiro lugar, identifique emoções e motivações e busque manter a autoestima do funcionário, mostrando os resultados, sem julgamento.

Para isso, procure prestar mais atenção na pessoa, criar relação de confiança, ressaltar pontos fortes (minimizar informações negativas), garantir que o respeito pelo outro esteja acima de tudo. Crie ambiente protegido, deixar claro que o erro é importante para mudança e não faz com que a pessoa deixe de ter suas outras qualidades.

Preste atenção às mensagens físicas, verbais e não verbais. Observe se os gestos e a postura são coerentes com as emoções. Encoraje perguntas para compreensão, não interrompa. Expresse interesse, não procure um culpado. Explore ideias para uma solução de sucesso.

Ouça com empatia, buscando compreender os sentimentos que passam pelo outro. Seja específico e claro, de forma a ser compreendido. Verifique se ainda há dúvidas e mantenha o canal aberto para novas abordagens.

Oriente o subordinado na elaboração do plano de ação de desenvolvimento e sobre qual será a sua contribuição como superior imediato nesse processo. Disponibilize tempo. Se você acredita no desenvolvimento das pessoas, precisa criar possibilidades de relacionamento. Faça compromisso de desenvolvimento com seu funcionário. Acompanhe e apoie a realização do plano de autodesenvolvimento

No entanto, durante este processo, a pessoa que recebe o feedback pode se tornar defensivo ou se retrair. O que fazer neste caso? Enumerei algumas dicas que podem lhe ajudar:

  • Descreva o comportamento que você está vendo;
  • Deixe a pessoa responder;
  • Procure entender a perspectiva e as preocupações dela;
  • Direcione e trabalhe os sentimentos;
  • Volte para a questão inicial quando a atitude defensiva houver passado;
  • Pode ter que ser em um momento depois.

Como gestor e líder, procure utilizar o feedback a seu favor e em prol do desenvolvimento da companhia, sempre com respeito e equilíbrio. Siga confiante e boa sorte!




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