Setecidades Titulo Padronização
Escolas adotarão cartilhas para Saúde

São Caetano cria protocolo para atendimento dos alunos em caso de acidentes ou doenças

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
18/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura de São Caetano desenvolveram protocolo de atendimento de Saúde em caso de acidentes ocorridos dentro das instituições de ensino infantil.

A cartilha orientará diretores, professores e demais profissionais em como agir em casos de fraturas, vômitos, convulsões, perda de consciência, engasgos e cortes até o socorro chegar. O município possui 41 escolas, que atendem 5.550 alunos de zero a 5 anos.

"O objetivo é melhorar e padronizar os atendimentos nos ambientes escolares tanto em emergências quanto em situações onde a professora percebe que a criança precisa de atendimento médico, por conta de uma virose ou conjuntivite", explica a diretora clínica do Complexo Hospitalar de São Caetano, Ester Hansen Martins Hono.

As diretoras já assistiram apresentação sobre o tema na quarta-feira, mas protocolo só será oficializado durante evento que será realizado nos próximos dias, ainda sem data definida.

Outra novidade é a criação de linha telefônica especial nas escolas que será direcionada à Central 199, a fim de que o socorro chegue o mais próximo possível. Segundo Ester, a instalação será feita nos próximos 20 dias.

A assessora de formação do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) de São Caetano Evanise Juarez acrescenta que o protocolo padronizará também os atendimentos pedagógicos. "O manual tratará não só do acidente, mas também da prevenção, como a importância da lavagem das mãos, da limpeza dos ambientes e da segurança em relação a tomadas, portas, móveis e parques."

Keli Patrícia Luca, também assessora de formação do Cecape, acredita que a padronização auxiliará os professores a avaliar as necessidades individuais de cada situação. "Manter a calma e saber como agir vai fazer toda a diferença para criança. Nossa ideia é estender o protocolo também para o Ensino Fundamental", analisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;