Setecidades Titulo
Região tem 2.928 bolsas do ProUni
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
07/12/2004 | 10:25
Compartilhar notícia


Vinte e duas instituições de ensino superior do Grande ABC vão oferecer, juntas, um total de 2.928 bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos) no primeiro semestre de 2005. O levantamento foi feito pelo Diário junto ao MEC (Ministério da Educação), que desde segunda-feira recebe inscrições pela internet de candidatos interessados em preencher as vagas destinadas a estudantes de baixa renda e que fizeram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2004. O benefício pode ser integral ou parcial (confira o quadro ao lado). O total oferecido pelo ProUni em todo o Brasil é de 105.936 bolsas.

A adesão ao ProUni foi feita pelas próprias instituições há cerca de dois meses, que enviaram ao MEC as propostas com número de vagas a serem oferecidos no programa, o equivalente a 10% do total. Cada proposta passou por avaliação do governo federal, que tornou oficial as adesões na última sexta-feira - dois dias antes do período de inscrições para os estudantes.

Na região, a instituição que lidera absoluta o ranking de bolsas oferecidas pelo ProUni é a UniABC (Universidade do Grande ABC), de Santo André. A oferta é de 918 bolsas de estudo, sendo 400 integrais e 518 parciais (50% do valor da mensalidade) para Veterinária, Psicologia e Arquitetura, por exemplo.

Em seguida vem o campus ABC da Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo), em São Bernardo, cujo total oferecido é de 375 bolsas de estudo. Cento e vinte e cinco são integrais, enquanto 250 são parciais. Alguns dos cursos que possuem bolsas são Direito, Biomedicina e Administração.

Duas instituições de São Caetano abrigam quase 500 vagas destinadas ao ProUni. São elas a Faculdade Tijucussu, com 76 bolsas integrais e 146 parciais, e a Faenac (Faculdade Editora Nacional), que oferece 216 integrais e 32 parciais. A última instituição é mantenedora de dois campi na cidade.

Quase empatadas, a Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), de São Bernardo, e a UniA (Centro Universitário de Santo André), colocaram à disposição do ProUni 192 e 190 bolsas de estudo, respectivamente. Cursos mais procurados, como Comunicação, Odontologia e Comércio Exterior têm bolsas disponíveis.
 
Inscrições - O período de inscrições para os candidatos às vagas do ProUni termina no dia 17. O interessado deve preencher um cadastro no site do MEC (www.mec.gov.br/prouni) e aguardar divulgação dos resultados prevista para dia 20. O candidato tem de optar por bolsa integral ou parcial, em até cinco cursos dentre os disponíveis.

Outro requisito previsto somente para a edição desde ano do ProUni é que o interessado tenha prestado a prova do Enem em 2004, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral. Para concorrer à bolsa integral, ele deve ainda comprovar renda máxima de até R$ 390 por pessoa da família. Quem optar pela bolsa parcial, o valor da renda máxima é de até R$ 780.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;