Economia Titulo
Índia: confiança das empresas cai para 64,2 em janeiro, menor nível desde abril
28/01/2015 | 05:42
Compartilhar notícia


A confiança das empresas na Índia caiu para 64,2 em janeiro deste ano, uma queda de 6,1% em relação ao resultado de dezembro do ano passado, que ficou em 68,4. Este é o quarto recuo seguido e o mais forte em 11 meses. Agora, o índice encontra-se no menor nível desde abril de 2014, quando Narendra Modi foi eleito primeiro-ministro do país.

O levantamento feito pela Market News International constatou que, desde a eleição de Modi, as

empresas têm se tornado cada vez mais decepcionadas com a falta de reformas concretas para levantar a economia de sua desaceleração atual.

Junto com o sentimento global de negócios, alguns indicadores chaves como produção e novas encomendas caíram em janeiro para níveis abaixo da média de 2014. Uma das maiores preocupações entre as companhias é a valorização da rupia indiana. Um quinto dos entrevistados relataram que a atual taxa de câmbio prejudica suas operações comerciais.

A pesquisa constatou também que houve uma melhora nas contratações. O índice de emprego subiu de 50,0 em dezembro para 50,8 em janeiro, o nível mais alto em sete meses.

A decisão do banco central da Índia de reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,25 ponto porcentual, para 7,75% ao ano, anunciada neste mês, não teve impacto na pesquisa porque foi divulgada depois do período de coleta. Fonte: Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;