Cultura & Lazer Titulo
Festival de botecos na reta final
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
12/11/2004 | 12:18
Compartilhar notícia


O 3º Festival de Comida de Botequim de Santo André chega à última fase com três finalistas em cada categoria (veja os endereços nesta página). Os jurados fazem, até dia 23, uma nova avaliação das iguarias oferecidas pelos estabelecimentos. Os vencedores serão conhecidos no fim do mês.

O evento deste ano começou em 1º de setembro com 56 botecos participantes, cumprindo a proposta de oferecer ao público novas opções gastronômicas. Para a segunda fase foram eleitas 19 casas, divididas nas categorias prato, petisco e lanche.

Agora, na fase final, os botecos receberão o júri formado pelo chef Marcelo Zanellato, o escritor Paulo Pellota, o diretor do Regran (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Grande ABC) Roberto Baptistela e o diretor do Diário Evenson Dotto. O voto popular já está encerrado.

Na categoria lanches, o destaque fica para a quantidade de ingredientes dos sanduíches. O x-Sputinik, do Sputinik Bar, leva hambúrguer, salame, presunto, queijo, ovo, alface, maionese e tomate. Seus concorrentes são o mega lanche (hambúrguer, milho, salame, bacon, alface, tomate, calabresa, queijo, presunto e ovo), da Mega Lanches, e o racho quente (calabresa, ovo, queijo, tomate, alho e azeitona), do Flor da Benedetti.

Entre os finalistas da categoria prato há duas receitas de peixe. A Casa do Tio César serve o peixe tha yu man, uma tainha ou corvina com ervas finas e farinha, e o restaurante Camilly oferece o peixe à baiana. Correndo por fora está o Fogão a Lenha e seu lombo assado.

Os petiscos que disputam o prêmio são a porção de jabá com provolone do Varanda's Bar, o caldo de mocotó do Bar e Lanches Zani e o croquete da mata do Bar Taberna Refúgio Cigano. O festival é uma iniciativa da Prefeitura e tem apoio do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;