Política Titulo
Indefinição de Chiquinho irrita governistas de Mauá
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
24/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A indefinição sobre a possível candidatura do superintendente do Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), a prefeito de Mauá, em outubro, tem irritado vereadores aliados ao socialista.

Parte dos governistas do PSB – que aderiram ao grupo de Leonel Damo (PV) após a entrada de Chiquinho no governo, em 2006 – acredita que a demora na indicação do nome da administração que irá disputar a eleição municipal prejudica a pré-campanha. Sem a definição, os parlamentares não sabem para quem devem pedir votos.

Apesar de nos bastidores já ser dada como certa a candidatura de Chiquinho, oficialmente, o socialista diz que só entraria no páreo caso Damo desistisse de disputar a reeleição.

Entre os mais descontentes está o líder do governo na Câmara, Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB). “Não dá para demorar todo esse tempo. O Chiquinho tem de se definir logo se é ou não candidato a prefeito.”

Para o parlamentar, o prazo limite seria até o final do mês. “Se o nome do governo não for anunciado até o dia 1º de março, pode começar a ficar tarde. Por enquanto, meu nome para a eleição ainda é o do Chiquinho do Zaíra”, diz Simão.

A prova da insatisfação do parlamentar foi a desistência de última hora em acompanhar, na quarta-feira, Chiquinho e Alberto Betão Pereira Justino (PSB-presidente da Câmara) em uma viagem a Brasília. “Como não tenho concordado com muita coisa, preferi não viajar”, explica.

Além de Simão, pelo menos mais três vereadores da ala ligada a Chiquinho têm se irritado com a demora.

Ozelito José Benedito (PSB) também assume o descontentamento com a indefinição do líder. “Sou candidato a vereador novamente, mas não sei para quem vou trabalhar para eleger prefeito neste ano. Já passou da hora de definir o nome. Essa demora não é boa para ninguém”, admite.

O parlamentar acredita que, dessa forma, a oposição, que já definiu seus candidatos – Oswaldo Dias (PT) e Diniz Lopes (PSDB – sai na frente no início da campanha. “Dia 5 de outubro já está aí. Entendo o lado do Chiquinho, mas enquanto os outros já iniciam a campanha, a gente tem de ficar esperando.”

O presidente da Câmara minimiza as críticas dos colegas de legenda. “Entendo a ansiedade deles, mas o Chiquinho precisa ter o tempo necessário para fazer essa discussão com o prefeito Damo. O grupo tem de dar o apoio necessário”, diz Betão.

Apesar dos descontentamentos, o presidente não acredita que possa haver racha entre os parlamentares aliados ao superintendente do Sama. “Essa impaciência não é boa para o grupo. Mesmo assim tenho certeza que continuaremos unidos. Acredito na palavra do Chiquinho, que sempre foi fiel conosco.”

Procurado, Chiquinho do Zaíra não foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;