Memória Titulo Memória
O contador que vai à missa

João é contador, de nível universitário; exerce a profissão com dignidade e representa, na história da cidade de São Bernardo, uma escadinha de evolução profissional

Por Ademir Médici
12/11/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Integrantes dos Grupos de Oração da Basílica da Boa Viagem, vocês sabem quem é aquele moço magro, espigado, quase tímido, que participa com vocês das reuniões semanais? Ele mesmo, o João Batista Breda.

João é contador, de nível universitário. Exerce a profissão com dignidade. Representa, na história da cidade de São Bernardo, uma escadinha de evolução profissional: o bisavô agricultor, o avô carvoeiro, o pai marceneiro, ele contador e os filhos que atuam nas áreas de RH e enfermagem.

É assim com muitos outros são-bernardenses da atual geração. No caso do João Batista, os avós paternos – os Breda – são fundadores da Linha Jurubatuba, hoje bairro Assunção; os maternos – os Oliari – têm raízes na Linha São Bernardo Novo, hoje Montanhão.

FAMÍLIA
Carlos Breda e Therezinha Oliari (ou Oleare) trocaram linha na Vila de São Bernardo, namoraram no Largo da Matriz, casaram-se e deixaram as Colônias, estabelecendo-se na Rua Lopes Trovão. Ali João e os irmãos Marcos e Maria Isabel cresceram. Ao se casar, João e a mulher, Maria Augusta, passaram a morar na Vila Coppini, bairro dos filhos Felipe e Camila.

ESCOLARIDADE
A infância João Batista passou entre os campos ‘terrão’ do Brasil e do Paulista, na Brasílio Machado. Estudou no Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, fez o ginásio e técnico em contabilidade no Colégio Leonor, e a faculdade de Ciências Contábeis no Iesa do professor Lazzarini, em Santo André.

INFÂNCIA
Lembranças do pai Carlos Breda, que fazia pipas maravilhosas para o filho soltar nos céus de São Bernardo. Os modelos ‘caixote’, enormes, coloridos. Todo o talento do marceneiro em favor dos filhos.

LEMBRANÇAS
Os desfiles pela Marechal Deodoro, tocando tabaca. O tempo do TG O2-298, do sargento Mário, turma de 1974. As lições de professores como Geraldo Montemor e dona Edite. A homenagem que recebeu num Dia do Contabilista, 25 de abril – a cidade homenageando o filho querido.

Integrantes dos Grupos de Oração da Boa Viagem, este é o retrato de João Batista Breda. No próximo encontro, cantem os ‘Parabéns’ a ele, agora sessentão.

PERFIL
12-11-1956 – Antonio Batista Breda nasce no Hospital São Bernardo, ainda no tempo do casarão da Rua Frei Gaspar.
Etnia – Breda, Bonício, Oliari, Casa.
Religiosidade – Presença em todas as atividades da Boa Viagem.
Leitura – Tudo que lhe cai às mãos.
Time – Palmeiras, e a esperança de ganhar um lindo presente este ano, o título do Brasileirão.

Em 12 de novembro de
1916 – Futebol em Ribeirão Pires, Ribeirão Pires FC 1, SPR de Santos 5; na preliminar, outra vitória dos visitantes: 3 a 1.
A guerra. Do noticiário do Estadão: as deportações de belgas para a Alemanha: 20 mil habitantes de Antuérpia e 16 mil de Gand.
1946 – Renato de Sá nasce na Vila Paula, em São Caetano. Formado em Química, administrou o Cemitério de Lágrimas e colaborou regularmente com esta página Memória.
1976 – Advogado José Carlos Rubin César eleito presidente da OAB, Secção Santo André.
Sambão comemora o reconhecimento da Faculdade de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior de Santo André.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 12 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6288
Eleições 86 – Com show-comício na Praça do Carmo, em Santo André, Paulo Maluf encerra campanha ao governo do Estado.
Escritor Jorge Amado divulga carta de apoio a Antonio Ermírio de Moraes.
Máquina torna Orestes Quércia inacessível.
Discos – Brasil começa a fabricar o ‘compact-disc’ em março. Reportagem: Eliana Aragão.
LPs próximos de seu enterro. Reportagem: Silvio Ferraz.

Nas ondas do rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.
Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Entrevista com Lair Moura, representando a Associação de Previdência, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa Deficiente de Ribeirão Pires. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Início de uma série de quatro programas denominada Malandragem na Música, conforme explica o jornalista Milton Parron, produtor e apresentador do Memória, responsável pelo Cedom – Centro de Documentação e Memória da Band:
Selecionamos quatro especialistas nesse gênero gaiato de crítica social por intermédio da música.
O primeiro deles, neste fim de semana, será Antonio Moreira da Silva, considerado o rei do samba de breque.
Nascido no Rio de Janeiro, lá mesmo faleceu no ano 2000 esbarrando nos 100 anos de idade.
Suas músicas são tão divertidas quanto as entrevistas, sempre muito espirituosas.
Incorporado no personagem Kid Morengueira, Moreira da Silva foi um dos campeões na vendagem de discos desde meados dos anos 1930 até a década de 1970.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Santos do dia
São Josafá Kuncewycz (Ucrânia 1580-1623). Arcebispo de Polotsk.
Cuniberto
Livino

Hoje
Dia do Psicopedagogo
Dia do Supermercado
Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 12 de novembro:
Na Bahia, Alcobaça.
No Paraná, Amaporã, Planaltina do Paraná e Realeza.
No Rio de Janeiro, Armação dos Búzios.
No Mato Grosso do Sul, Batayporã.
Na Paraíba, Borborema.
Em Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cromínia e Mairipotaba.
Em Tocantins, Goiatins e Itacajá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;