Esportes Titulo Tocha Olímpica
Badalação, estrelas e homenagem na festa da chama na região

Zanetti, Janeth e Hugo Hoyama representarão
S.Caetano, Sto.André e S.Bernardo no tour

Por Angelo Verotti
Do Diário do Grande ABC
23/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Gaspar Nóbrega/Bradesco


A espera acabou. Depois de 81 dias de expectativa, a tão desejada e badalada Tocha Olímpica chega hoje ao Grande ABC, mais precisamente a São Caetano, Santo André e São Bernardo, onde pernoitará antes de seguir para a Capital. Mas engana-se quem pensa que a festa do símbolo do esporte estará restrita às três cidades. Representantes de Diadema e Mauá também terão a honra de conduzi-lo pela região.

Proveniente de Guarulhos, a chama está prevista para iniciar o desfile em São Caetano às 11h35. Serão 45 condutores, entre anônimos e personalidades, que percorrerão 9.600 metros pelas principais ruas e avenidas do município. O ponto maior será no Parque Chico Mendes, com a chegada da tocha conduzida pelo ginasta são-caetanense Arthur Zanetti. Ele, aliás, será homenageado com imenso painel que será inaugurado no Centro Digital.

Mas nomes como o tenista brasileiro Marcelo Melo, a ex-jogadora de basquete e agora supervisora do tênis de mesa de São Caetano, Vanda Dal Col, além de Geoffrey Papi-Watson. natural da Tasmânia,na Austrália, e convidado por um dos patrocinadores, marcarão presença.

De São Caetano, o símbolo seguirá de carro até a Avenida D. Pedro II, próximo à Rua General Canavarro, começando por volta das 15h o trecho andreense. Serão 32 condutores para um trajeto de aproximadamente sete quilômetros. E entre os escolhidos está estrela do quilate da ex-jogadora de basquete Janeth, o torcedor-símbolo do Ramalhão Esquerdinha, o comerciante aposentado Hermenegildo Fattori, além da presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André, Inezita Awada.

A passagem por Santo André terminará com festa no Parque Central, por volta das 16h30.

Já o tour em São Bernardo está programado para começar às 17h30 no cruzamento das avenidas Senador Vergueiro e Winston Churchill. Serão 12,8 quilômetros pelas áreas centrais da cidade, percorridas por 64 condutores até a chegada ao Ginásio Poliesportivo, onde haverá grande festa e o acendimento da pira olímpica.

Entre os privilegiados em carregar a chama estão o mesa-tenista e técnico da Seleção feminina de tênis de mesa, Hugo Hoyama, que já teve o privilégio em 2004, às vésperas da Olimpíada de Atenas, na Grécia, e Alessandro Rodrigo da Silva, atleta paraolímpico que defenderá o País no atletismo.

Vale destacar que a jornada da chama começou em 21 de abril, em Olimpia (Grécia), cidade-berço dos Jogos. No Brasil, irá percorrer 329 municípios durante 95 dias, sendo conduzida por 12 mil pessoas. O tour no Brasil teve início em 3 de maio, em Brasília, e terminará em 5 de agosto, com a chegada ao Estádio do Maracanã para acendimento da pira durante a cerimônia de abertura da Olimpíada.

Diário Esportivo fará transmissão ao vivo a partir das 18h, via YouTube

A passagem da Tocha Olímpica pelo Grande ABC terá grande cobertura do Diário. E hoje, às 18h, o DGABCTV realizará a primeira transmissão ao vivo, via YouTube (www.youtube.com/dgabctv), do programa Diário Esportivo. A equipe trará informações sobre o tour da chama pela região com curiosidades, notícias e relatos da festa em dinâmicos debate.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;