Política Titulo PSDB
Tobias vê Alckmin na hora certa com Morando

Presidente do PSDB faz mistério, mas diz que deputado é o candidato do governador em S.Bernardo

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Na tentativa de dissipar boatos, o presidente paulista do PSDB, deputado estadual Pedro Tobias, afirmou que, na hora certa, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) oficialmente ingressará na campanha a prefeito de São Bernardo do também deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Alckmin ainda mantém mistério quanto ao posicionamento na eleição em São Bernardo porque, além de Morando, está na concorrência o deputado federal Alex Manente (PPS), também aliado do Palácio dos Bandeirantes e pertencente a partido que, hoje, dá sustentação ao plano de Alckmin de disputar a Presidência da República em 2018.

Segundo Tobias, “o momento agora é de governar”, mas que “não há dúvida nenhuma de que Orlando é o candidato do governador em São Bernardo”. “O Orlando é representante nosso, do governador. Com certeza o governador vai de Orlando no primeiro e segundo turnos. O (Alex) Manente é parceiro, mas entende que o governador é partidário. Na hora certa, estará de corpo e alma na campanha do Orlando”, disse o dirigente.

O presidente do PSDB de São Paulo por diversas vezes disse que Alckmin está focado em administrar o Estado, “tendo de matar um leão por dia”, mas que ele “está empolgado” com as candidaturas do PSDB no Grande ABC. “Por isso precisamos lançar nomes no máximo de cidades que conseguirmos.”

No mês passado, questionado pela equipe do Diário sobre quem iria apoiar em São Bernardo entre Morando e Alex, Alckmin despistou. “Quando eu fui candidato a prefeito de São Paulo (em 2008, perdendo no primeiro turno), eu fui à Folha de S.Paulo e a gente era entrevistado por uma escola. Eram uns menininhos e umas menininhas pequenininhos em uma mesa. Aí uma menina pequenininha falou: ‘Candidato, se o senhor não fosse candidato, em qual dos outros candidatos o senhor votaria?’. Eu falei: ‘Você vai ser jornalista, viu.”

Em 2012, Alex se lançou candidato a prefeito e teve o PSDB como vice, na figura do ex-vereador Admir Ferro (hoje no PTB). À ocasião, Morando optou por não bater de frente com lideranças tucanas – como Ferro e o ex-deputado federal William Dib – e ficou fora da disputa eleitoral. Alckmin veio a São Bernardo, em atividade na Rua Marechal Deodoro, centro comercial do município, e pediu votos para Alex. A eleição se encerrou no primeiro turno, com vitória do prefeito Luiz Marinho (PT).

DUALIDADE
Situação semelhante é vista em Santo André, onde o tucano Paulinho Serra aguarda pela presença de Alckmin para ajudar a impulsionar sua candidatura à Prefeitura. Porém, na raia de oposição também está o ex-prefeito Aidan Ravin, hoje no PSB do vice-governador Márcio França.

França, que preside o PSB estadual, tem participado das costuras políticas a favor de Aidan em Santo André com objetivo de impedir a reeleição do prefeito Carlos Grana (PT). A cúpula socialista no Estado já sinalizou positivamente para o plano presidencial de Alckmin em 2018, admitindo até abrigá-lo no partido caso o governador paulista encontre resistência para representar o PSDB nas urnas nacionais daqui dois anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;