Esportes Titulo Santo André
Ramalhão encara hoje uma nova 'batalha dos aflitos'

Santo André e Náutico protagonizam hoje, às 18h30,
no Estádio Lacerdão, a nova 'batalha dos aflitos'

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
08/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André e Náutico protagonizam hoje, às 18h30, no Estádio Lacerdão, em Caruaru (Pernambuco), a nova 'batalha dos aflitos', de duas equipes que não vivem bons momentos no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Ramalhão segue há seis rodadas sem vencer (cinco derrotas e um empate) e ocupa a 15ª colocação, com 18 pontos, o Timbu - que vivenciou o episódio épico de mesmo nome contra o Grêmio em 2005, no Estádio dos Aflitos, quando perdeu por 3 a 2, na última rodada da Série B, mesmo com os gaúchos com sete jogadores em campo - está na zona de rebaixamento (18º, com 15), apesar de vir de vitória sobre o Corinthians (1 a 0).

"Para a gente, até sair dessa fase todo jogo vai ser uma batalha. É lutar para fazer o jogo fluir mais naturalmente, como no começo do campeonato", comentou o lateral-esquerdo Arthur. "Vai ser uma batalha pela situação das equipes, mas a partir de agora todo o jogo é o da vida e temos de encarar como se fosse o último", emendou o lateral-direito Rômulo.

A partida será em Caruaru em razão de uma punição sofrida pelo Náutico na perda de um mando de jogo (por causa de uma garrafa arremessada pela torcida e que atingiu um repórter na partida contra o Vitória). O Estádio Lacerdão é desconhecido da grande maioria dos jogadores andreenses e o goleiro Neneca admitiu que não gostou da mudança.

"Particularmente eu prefereria que fosse nos Aflitos, em razão do deslocamento até Caruaru. Mas temos de reunir forças, independentemente do local", disse o camisa um, que falou também sobre o quão incômodo é atual momento do. "Se eu falar que não incomoda, estarei mentindo. Não gostaria que estivéssemos passando por essa fase sem vitórias e nunca aconteceu isso comigo desde que cheguei ao Santo André. Mas a equipe tem qualidade e vai reverter a situação."

O técnico Alexandre Gallo ainda busca a primeira vitória no Santo André e, para isso, poderá contar com o retorno do volante Fernando, que cumpriu suspensão diante do Avaí. Por outro lado, Cesinha recebeu o terceiro amarelo diante os catarinenses e será substituído por Vinícius. "É um jogo difícil e os três pontos vão ser importantes para a recuperação do time", comentou o zagueiro.

Superação é palavra de ordem no Ramalhão para reagir no Brasileiro

Apenas dois dias separaram o Santo André da derrota para o Avaí (quarta-feira, em Santa Catarina), do jogo de hoje, contra o Náutico, em Caruaru. Nesse período, os jogadores viajaram de um Estado a outro de avião (distantes 3375 quilômetros), fizeram ligeiro treino recreativo ontem no Centro de Treinamento do Sport e, à noite, seguiram viagem para o local do jogo, a 131 quilômetros da capital pernambucana (cerca de duas horas de ônibus).

"Tivemos pouco tempo de recuperação, mas uma vitória é fundamental, contra um concorrente direto, para nos distanciar da zona de baixo da tabela", comentou o meia Elvis, que deixou claro que o time deve deixar para trás a má fase de seis jogos sem vitória e buscar apenas a conquista dos três pontos.

"É uma situação incômoda, porque pensamos em Sul-Americana e Libertadores. Então, o importante é se superar, esquecer as derrotas que passaram e focar nesse jogo", completou Elvis.

O lateral-esquerdo Arthur explicou que é hora de haver tranquilidade no grupo e tentar resolver com palavras. "Não tem como treinar. É ajustar na base da conversa e buscar a vitória de todas as formas, porque precisamos desses pontos mais do que nunca", disse o camisa seis.

O lateral-direito Rômulo discordou de Arthur e destacou outro ponto. "Tem de haver conversa, mas sobretudo superação, porque se não jogar com o coração na ponta das chuteiras, não vai adiantar de nada conversar", finalizou.

A maratona andreense continua hoje, após o jogo. O elenco retorna de ônibus para Recife, onde passa a noite. Amanhã pela manhã, pega o avião rumo a São Paulo e deve chegar ao Aeroporto de Cumbica (Guarulhos) por volta do meio-dia. Depois disso, os jogadores ganham folga até segunda-feira.

Geninho tem três problemas para definir o Timbu

Depois de quebrar um jejum de 13 jogos com a vitória por 1 a 0 contra o Corinthians (quarta-feira, no Estádio dos Aflitos) e sair da lanterna do Campeonato Brasileiro, o desfalcado Náutico recebe o Santo André, em Caruaru. E o técnico Geninho não poderá contar com os volantes Derley e Nilton, que receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada, e o zagueiro Claudio Luiz, contratado recentemente e suspenso preventivamente por 30 dias por ter sido flagrado no exame antidoping quando ainda defendia o Brasileirense.

Com isso, o volante Rudnei, último reforço contratado pelo clube, fará sua estreia. "Nós já tínhamos alguns desfalques para essa partida, mas eu procurei manter uma estrutura básica, com duas linhas de quatro e dois (jogadores) mais avançados no ataque", comentou o técnico Geninho, que ontem priorizou o treino com bola parada. Segundo ele, é um dos pontos fortes do Ramalhão, com Marcelinho Carioca.

(das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;