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Excesso de peso

O excesso de peso é um problema de saúde mundial, visto que afeta em média uma a cada cinco mulheres


Leo Kahn

27/08/2009 | 00:00


O excesso de peso é um problema de saúde mundial, visto que afeta em média uma a cada cinco mulheres e um a cada oito homens. Essa preocupação está atrelada ao aumento de doenças sistêmicas concomitantes, tais como: diabetes, doenças cardiovasculares, renais e distúrbios digestivos biliares.

As pessoas, na maioria das vezes, tentam seguir teorias contraditórias com promessas imediatas e sensacionalistas como dietas da moda e programas fraudulentos que podem causar sérias consequências à saúde.

O combate ao excesso de peso segue padrões básicos tais como:
1 - Uma caloria é sempre uma caloria para seu organismo, independentemente do alimento.

2 - Observar o excesso de ingestão de alimento calórico em relação à queima calórica diária.

3 - Não basta só comer em grande excesso para engordar; se ingerir de 50 a 100 calorias por dia a mais do que sua necessidade basal, no período de um ano estará de quatro a cinco quilos mais gordo.

4 - Ambiente familiar de comida e bebida em exagero é mais provável do que a herança genética.

5 - Herança genética determina sua compleição física, tal como estrutura grande ou pequena, indivíduo longelíneo ou brevelíneo.

6 - Culpar as glândulas pela gordura também sempre é fugir do assunto, visto que problemas com elas podem até ocorrer, mas são relativamente raros.

SAIBA MAIS
Mantenha o peso tendo em mente sempre seu peso ideal, verificando-o uma vez ao mês.

Troque alimentos de alto valor calórico pelos alternativos light e diet. Procure não ficar beliscando distraidamente durante seus afazeres ou mesmo durante suas horas de lazer.

Não coma nada para satisfazer como recompensa a seu estado de alegria ou de depressão.

Procure realizar exercícios aeróbicos pelo menos uma hora ao dia. Vá a pé até a padaria ou supermercado,suba as escadas em vez de ir de elevador, se possível ande enquanto realiza alguma tarefa diária.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ALIMENTAÇÃO
Reduza o consumo de açúcar, sal, carboidratos e frituras.
Prefira carnes magras, aves e peixes.
Limite o consumo de leite, gemas de ovos e outros alimentos gordurosos.
Prefira queijo branco ao amarelo.
Troque a preparação dos alimentos, se possível na sequência: dê preferência ao cru, depois cozido, assado.
Abandone os alimentos fritos e empanados.

Como vimos, a modificação de hábitos e comportamentos é essencial para o sucesso na redução de peso, fazendo um programa diário de exercícios e de dieta como parte integrante pelo resto de sua vida. Mas pense que nunca devemos ser drásticos nessa tarefa, somos humanos e podemos dar uma ou outra escorregada furtiva na ida a uma festa. Portanto, vale mais a pena se dedicar a um programa modesto diário, encaixando seus hábitos do dia a dia do que um plano de perda de peso radical, o qual não poderemos realizar durante grandes períodos da vida.

O programa bem-sucedido é aquele que exige pequenos sacrifícios diários em relação a toda a vida, ao invés de sacrifícios enormes, fugazes e miraculosos, nunca sucedidos de êxito e saúde.



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Excesso de peso

O excesso de peso é um problema de saúde mundial, visto que afeta em média uma a cada cinco mulheres

Leo Kahn

27/08/2009 | 00:00


O excesso de peso é um problema de saúde mundial, visto que afeta em média uma a cada cinco mulheres e um a cada oito homens. Essa preocupação está atrelada ao aumento de doenças sistêmicas concomitantes, tais como: diabetes, doenças cardiovasculares, renais e distúrbios digestivos biliares.

As pessoas, na maioria das vezes, tentam seguir teorias contraditórias com promessas imediatas e sensacionalistas como dietas da moda e programas fraudulentos que podem causar sérias consequências à saúde.

O combate ao excesso de peso segue padrões básicos tais como:
1 - Uma caloria é sempre uma caloria para seu organismo, independentemente do alimento.

2 - Observar o excesso de ingestão de alimento calórico em relação à queima calórica diária.

3 - Não basta só comer em grande excesso para engordar; se ingerir de 50 a 100 calorias por dia a mais do que sua necessidade basal, no período de um ano estará de quatro a cinco quilos mais gordo.

4 - Ambiente familiar de comida e bebida em exagero é mais provável do que a herança genética.

5 - Herança genética determina sua compleição física, tal como estrutura grande ou pequena, indivíduo longelíneo ou brevelíneo.

6 - Culpar as glândulas pela gordura também sempre é fugir do assunto, visto que problemas com elas podem até ocorrer, mas são relativamente raros.

SAIBA MAIS
Mantenha o peso tendo em mente sempre seu peso ideal, verificando-o uma vez ao mês.

Troque alimentos de alto valor calórico pelos alternativos light e diet. Procure não ficar beliscando distraidamente durante seus afazeres ou mesmo durante suas horas de lazer.

Não coma nada para satisfazer como recompensa a seu estado de alegria ou de depressão.

Procure realizar exercícios aeróbicos pelo menos uma hora ao dia. Vá a pé até a padaria ou supermercado,suba as escadas em vez de ir de elevador, se possível ande enquanto realiza alguma tarefa diária.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ALIMENTAÇÃO
Reduza o consumo de açúcar, sal, carboidratos e frituras.
Prefira carnes magras, aves e peixes.
Limite o consumo de leite, gemas de ovos e outros alimentos gordurosos.
Prefira queijo branco ao amarelo.
Troque a preparação dos alimentos, se possível na sequência: dê preferência ao cru, depois cozido, assado.
Abandone os alimentos fritos e empanados.

Como vimos, a modificação de hábitos e comportamentos é essencial para o sucesso na redução de peso, fazendo um programa diário de exercícios e de dieta como parte integrante pelo resto de sua vida. Mas pense que nunca devemos ser drásticos nessa tarefa, somos humanos e podemos dar uma ou outra escorregada furtiva na ida a uma festa. Portanto, vale mais a pena se dedicar a um programa modesto diário, encaixando seus hábitos do dia a dia do que um plano de perda de peso radical, o qual não poderemos realizar durante grandes períodos da vida.

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