Economia Titulo
País pode ter apagão caso não sejam feitas novas usinas
Do Diário OnLine
04/08/2004 | 14:17
Compartilhar notícia


O Brasil corre o risco de sofrer um novo racionamento de energia caso não sejam construídas novas usinas nos próximos anos, segundo um alerta lançado pela ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, durante a reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

De acordo com Dilma Rousseff, pode haver um novo apagão em 2009 se não forem resolvidos os problemas de licença ambiental para 17 usinas hidrelétricas que serão licitadas até o primeiro trimestre de 2005. A licitação se tornará obrigatória com o lançamento das novas regras do setor elétrico.

Atualmente, o Brasil dispõe de 45 usinas hidrelétricas novas que deverão entrar em funcionamento para entrega de energia até 2009. No entanto, o governo calcula que será necessário o leilão de mais 17 empreendimentos para garantir a continuidade na oferta de eletricidade no Brasil.

Na semana passada, a ministra afirmou que não haveria risco de racionamento até o fim da década caso todas as usinas entrassem em operação dentro do prazo estimado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;