Cultura & Lazer Titulo
Pianista canadense é atração em São Caetano
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
31/08/2002 | 17:08
Compartilhar notícia


São Caetano recebe neste domingo, dentro da série de concertos promovida pelos Patronos da Cidade das Artes, o pianista naturalizado canadense Li Wang. O jovem músico fará um recital gratuito às 17h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Em São Paulo, a boa dica é a apresentação também gratuita que a Orquestra Sinfônica de Heidelberg realiza no Parque do Ibirapuera.

Wang selecionou um repertório que deve atrair sobretudo pela presença de dois compositores cuja obra, essencialmente romântica, foi voltada ao piano: Liszt (1811-1886) e Chopin (1810-1849). Contemporâneos, ambos começaram na música ainda crianças. Enquanto Liszt fez sua primeira apresentação aos 9 anos de idade, Chopin debutou nos palcos aos 8. A Liszt credita-se até a “invenção” do recital de piano.

Pela ordem do programa, Wang deverá executar primeiramente a Sonata em Fá Menor K 481 - L18 de Scarlatti. Depois, Valsa Mephisto, de Liszt; Mazurcas op. 59 nº 1, 2 e 3, de Chopin, além da Polonaise op. 53, do mesmo compositor. O encerramento será com uma peça de Mussorgsky.

A Sinfônica de Heidelberg, que nesta segunda-feira fará outro concerto com o pianista Nelson Freire na Sala São Paulo (ingressos de R$ 80 a R$ 240), preparou um programa bem interessante para executar neste domingo, sob a regência do titular Thomas Fey.

Primeiramente, exibirá a abertura de Cosi Fan Tutte, de Mozart (1756-1791), que à época de sua estréia causou polêmica pelo teor do libreto mas chamou atenção pela complexidade e alta qualidade da partitura.

Depois, virá a Sinfonia nº 103 em Mi Bemol Maior – Rufar dos Tímpanos, de Haydn (1732-1809); abertura As Criaturas de Prometeu, em Dó Maior, op. 43, de Beethoven (1770-1827) e Sinfonia nº 102, em Si Bemol Maior, também de Haydn.

Essas duas sinfonias de Haydn fazem parte das chamadas “12 londrinas”, compostas durante o período em que viveu na Inglaterra. Foram também as últimas de sua longa produção de sinfonias, que inclui 106 no total. Já a peça de Beethoven é uma música para balé criada em 1801, portanto um ano antes de o compositor começar a sofrer de surdez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;