Setecidades Titulo Tradição
S.Caetano abre à noite mais uma edição da tradicional Festa Italiana

Evento com comidas típicas e bebidas prevê atrair 40 mil pessoas

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
04/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Em meio ao friozinho típico do inverno, música ao vivo e comida boa fazem jus a mais uma edição da tradicional Festa Italiana, que faz parte da programação de aniversário de São Caetano, que completou 141 anos em julho. Como em todas as outras edições, haverá massas e doces típicos do país da bota, entre outras opções. A festa começa hoje, às 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação, e continua nos demais fins de semana de agosto, no mesmo horário. 

Criada em 1993, a primeira Festa Italiana foi uma forma de resgatar a antiga tradição de celebrar e homenagear o padroeiro da cidade, fundada em 1877, quando os primeiros imigrantes chegaram. Era um grupo de italianos, que permaneceu para trabalhar nos imensos lotes de terra.

Nos quatro fins de semana deste mês, são esperadas cerca de 40 mil pessoas. Ao todo, 27 barracas de entidades assistenciais irão participar do evento. O dinheiro da venda típicas será totalmente revertido para instituições sociais, inclusive o Fundo Social de Solidariedade do município.

Cada barraca representará uma região da Itália. A Casa da Amizade de São Caetano, que participa da festa desde a primeira edição, terá duas. “Vamos representar as regiões da Campanha e Sardenha. A gente tá contando que este ano vamos arrebentar. É uma ajuda muito grande para a casa todos os anos”, disse a assistente social Neide Pavan. “Participamos desde que a festa era lá dentro do estádio, e hoje é na praça.” A barraca vai contar com massas ao molho e vários antepastos.

Na 26ª edição, a animação fica por conta das diversas atrações musicais, entre as quais Zizi Possi e Aguinaldo Rayol. A cantora de música popular brasileira se apresenta no dia 18, às 21h. Já o cantor romântico encerra a festa, no dia 26.

São-caetanense de carteirinha, a professora aposentada Maria Alice de Paula Lemos, 67 anos, que mora no bairro São José, não perde a Festa Italiana desde 2000. “Tenho raízes italianas e sou muito apaixonada por essa cultura, além de ser fã da minha cidade. É uma festa gostosa para ir com a família, segura e com muita comida deliciosa. Enquanto Deus me der forças vou continuar indo na festa, com certeza”, disse a mulher, animada. Nesta edição, ela vai levar pela primeira vez a netinha Júlia, 2 anos. “Estamos ansiosas”, contou.

A Polícia Militar, a GCM (Guarda Civil Municipal) e o Conselho Tutelar do município estarão presentes no evento para garantir a tranquilidade e segurança do público, com monitoramento de câmeras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;