Economia Titulo
Bloqueio a telemarketing tem 210 mil inscrições
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
04/05/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, administrado pela Fundação Procon-SP, atingiu a marca de 210 mil pessoas cadastradas.

O sistema de bloqueio entrou em vigor no site do Procon (www.procon.sp.gov.br) no final de março e visa coibir que as empresas de telemarketing acionem consumidores que não querem receber esse tipo de ligação.

O número de linhas telefônicas superou 340 mil, média de 1,72 linhas por pessoa. Para Carlos Coscarelli, assessor chefe da Fundação Procon-SP, a procura pelo bloqueio é bastante significativa. "É um número muito bom, significativo, apesar de que de acordo com pesquisas e reclamações a expectativa pelo cadastro era muito grande. Recebemos cerca de dois mil cadastros por"afirmou Coscarelli.

Desde 1º de maio, as linhas cadastradas deixaram de receber as ligações de telemarketing e o assessor chefe do Procon espera que após esta data, a procura volte ao nível da primeira semana. "A tendência é crescer ainda mais após o início dos bloqueios, as pessoas vão ver que o cadastro realmente", explicou Coscarelli, que ressaltou o fato de cerca de 1,2 mil empresas também realizarem o cadastro.

"Este número mostra que as empresas estão dispostas a respeitar a lei. A lei pode ser encarada como o inicio de uma nova postura das empresas", ressaltou.

CONTRAPARTIDA - Roberto Meir, presidente da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente), critica a Lei Estadual 13.226/08, que autorizou o início do cadastro. "Essa é uma das mais estúpidas leis criadas nos últimos anos. Não houve diálogo nenhum. Ela tornou muito mais difícil o diálogo entre empresa e consumidor. O cadastro é mal feito, pois uma vez que a linha é cadastrada, é bloqueada qualquer ligação de telemarketing, mesmo aquelas que o consumidor gostaria de receber, tanto que sei que alguns fizeram o cadastro e voltaram a trás", afirmou Meir.

O presidente da Abrarec também acredita que o setor começará a ter as primeiras demissões a partir do mês de maio. "A partir de maio devemos ter 15 mil desempregados no setor de telemarketing. Outro cenário negativo seria a saída das empresas do Estado de São Paulo, com destino a outros estados, que já demonstraram interesse em receber as empresas, como Rio de Janeiro e Minas Gerais", concluiu.

COMO FAZER - O consumidor pode cadastrar números que estejam registrados em seu nome. O cadastro é gratuito na página do Procon na internet. O bloqueio começa 30 dias depois da solicitação do dono do telefone.

As empresas que ligarem para as linhas bloqueadas serão multadas. A norma vale também para as centrais de outros estados que ligarem para os telefones de São Paulo. (Colaborou Michele Loureiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;