Memória Titulo Memória
O tetra da São João
Por Ademir Medici
10/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Polícia do Rio de Janeiro embarga a proposta de reviver o entrudo, com limão de cheiro, bisnaga e baldes d’água em plena rua. Saúde pública teme a propagação da gripe.”

Cf. O Estado de S. Paulo, 14-2-1931.

O ápice do Carnaval de Rua, Mauá 1986, deu-se no antigo Ginásio de Esportes do município, reunindo personagens como Antonio Araujo, o Marruá, presidente da escola de samba campeã, a Acadêmicos de São João; Edgard Grecco Filho, presidente da Flor do Morro, a vice-campeã; e o professor Guerino Volpi, secretário de Educação, Cultura e Esportes. Foi o tetracampeonato da São João.

Claro, os anais do Carnaval de 30 anos atrás em Mauá registram, aqui no Diário, a alegria dos vencedores e a bronca dos perdedores. Afinal, a diferença entre a campeã e a vice foi mínima.

“Após a apuração, Grecco insistia em obter da Comissão de Festejos os nomes de dois jurados que demoraram mais de 40 minutos para entregar as pastas com as notas, após o desfile oficial de domingo”, cf. noticiou a repórter Marli Romanini.

Trinta anos depois...

Que pena! Mauá deixou para a história os desfiles de Carnaval. Mas localizamos o professor Guerino Volpi. Em plena atividade, ele continua à frente da sua escola de música e está na pauta de Memória para rememorar conosco aqueles momentos mágicos da Educação e Cultura na sua Mauá.

Fica o desafio: localizar os troféus expostos na mesa de apuração e depois entregues aos vencedores do nosso quadro de honra de 1986, da arte de Agostinho Fratini, do Diário.

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de fevereiro de 1986 – ano 28, nº 6054

São Bernardo – Jardim Irajá ganha linha de ônibus para a Estação Jabaquara do Metrô.

São Caetano – Prefeitura anuncia um novo canteiro central para a Avenida Goiás.

Futebol – Santo André estreia Luís Pereira, Vladimir, Gaúcho e Zezé e perde amistoso com o São Bento: 2 a 1, ontem, no Jaçatuba.

Segurança – Polícia Técnica terá posto em Santo André.

Em 10 de fevereiro de...

1556 – Câmara da Vila de Santo André da Borda do Campo proíbe a ida de moradores ao Paraguai; os espanhóis que chegassem seriam deportados.

1916 – Trabalhadores em cantaria de Ribeirão Pires declaram-se em greve por aumento de salários e pagamento em dia. Registram-se confrontos entre policiais e grevistas. A sede do Sindicato dos Canteiros é invadida. A biblioteca social e os móveis do sindicato são queimados.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Aprisionamento de um cruzador e dois navios mercantes alemães no Atlântico; 32 oficiais e 719 marinheiros capturados’.

1926 – Lei da Prefeitura de São Bernardo autoriza a assinatura de contrato do município com a Light and Power para a iluminação pública na Estação do Pilar (hoje Mauá) e ampliação da iluminação em São Bernardo, Santo André e São Caetano.

1931 – Augusto Affonso Netto assume o cargo de delegado de polícia de São Bernardo, com abrangência sobre toda a região. Substitui a Paulo Paulista de Ulhoa Cintra, que solicitou exoneração.

1981 – Falece a historiadora brasileira Marieta Alves, autora de várias obras de referência sobre a Bahia.

Hoje

- Dia do Atleta Profissional

- Início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, tempo de penitência e conversão.

Santos do Dia

- Santa Escolástica (Itália, Umbria, 480 – 543). Irmã gêmea de São Bento. Fundadora de vários mosteiros femininos que seguiam a regra de vida monástica do irmão.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Guilherme de Maleval

- Silvano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;